segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

"Modelo de Negócio da Nintendo prejudica studios" - diz Bach

Oi gente,

Vasculhando a net, acabei encontrando uma entrevista interessantíssima.Acabei fazendo um apanhado do que é interessante para nós, gamers. Querem saber o que é? Vamos lá?

"Vamos! Vamos!"

Então, tá!

Robbie Bach, um dos diretores  da Microsoft deu uma entrevista exclusiva ao  Financial Post, e entre outras coisas interessantes falou sobre o Projeto Natal e sua integração com a Live bem como o apoio que os studios estão dando ao periférico. Bach afirmou que entre "70% e 80%" da publishers estão envolvidas na produção de games para o Natal, além dos studios da Microsoft, que segundo ele "darão novas idéias e novos conceitos às third-party."

A questão mais interessante da entrevista entretanto, foi essa que eu traduzi na íntegra para vocês:

"Desde o lançamento do Wii, as third-party tem muita dificuldades para conseguir lucrar com o console. Você acha que isso pode acontecer com o Projeto Natal?

"Eu cho que isso tem pouco a ver com uma tendência de  interfaces e usuários naturais e mais a ver com as diferenças entre os modelos de negócios da Nintendo e da Microsoft  bem como os da Nintendo e da Sony. O nosso modelo certamente é o de proporcionar  lucro às third-parties. Nós projetamos nosso sistema pensando nelas. Usamos nossos produtos - Halo, Alan Wake entre outros - para mostrar às pessoas o caminho da inovação. A Nintendo, e isso não é desrespeito, tem apenas um modelo diferente. Seu lucro vem em sua maior parte dos games que ela mesma produz. Esse é o modelo de negócios dela. E é um ótimo modelo de negócios,  é apenas diferente, e isso torna difícil o trabalho das third-parties."


Não é novidade para ninguém que a Big N projeta seus consoles pensando sempre em suas próprias franquias (vide o caso dos seus controles...).

Agora, uma coisa interessante Robbie Bach fala quando afirma que houve uma mudança muito importante no mundo da indústria gamer nessa geração de consoles - "a mudança de foco do que era considerado tradicionalmente uma evolução de hardware não significa mais mais uma inovação direta na indústria." Ele cita que as "inovações da Live", que progride a cada ano, acaba "transformando a experiência que o gamer tem com o sistema" [o Xbox 360] , derrubando o estigma de "5 anos para uma geração de consoles".

Bom , quanto a tiazona aqui, espero que essa geração ainda dure pelo menos três ou quatro anos mais. Começo a sentir que ela está atingindo a  sua maturidade agora, cerca de quatro anos depois de seu surgimento. Adiantar uma next gen seria matar o que acho que pode ser a geração divisora de águas da indústria gamer...


E vocês, o que acham?



Nenhum comentário:

Postar um comentário