quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

COLUNA DE FIM DE ANO: OS MELHORES GAMES que joguei EM 2009! Versão Beta

PRAEMBULUM

Oi pessoal, 

Tudo bom com vocês? Comigo está tudo ótimo! O fim de ano está chegando, e muita coisa aconteceu com a Tia Love.is.a.tragedY. Fora as vicissitudes que sempre me assolam, claro... muitos games me ajudaram e me tornar uma garota um pouquinho mais feliz no ano de 2009. Apesar disso, se vocês que acompanham o meu blog forem leitores atentos, devem ter percebido que a tiazona aqui nunca havia elaborado (até agora)  nenhum review sobre games. Sabem por quê? Eu vou explicaaaar...

Eu não me sinto à vontade para isso. Acho que é muita responsabilidade falar de um game de forma puramente informativa e imparcial. Esse é um ponto. Outro ponto é,... que eu não tenho acesso  fácil (a.k.a R$ ) a lançamentos. E por último: time is gold. O entusiasmo pelos games é sempre enorme, mas o tempo para eles é muuuuitooo limitado!


Coloquem isso em consideração juntamente com todas as plataformas que tenho disponível para jogar. Wii/PS3/Xbox360/PS2. Bom, cito apenas essas porque ainda encontramos games novos saindo para elas. Os outros consoles já sepultados pela indústria (Xbox, GC, PS) nem caberiam no escopo dos argumentos, mas eles existem e não duvidem que ainda gostaria de jogar muitos jogos deles que deixei passar em branco.


Entretanto, sinto que tenho que me libertar! A idéia veio de um colega de boteco, o  Marcello (tudo aconteceee no boteco, vocês já devem ter percebido isso! Rs! ). "Por que não faz uma lista sobre os grandes games de 2009, C******?" A pergunta dele me martelou a cabeça por algum tempo. Após ter pensado, pensado sobre o "subject," cheguei a conclusão: seria injusta comigo mesma e com meus leitores se eu fosse falar aqui de games que na verdade não joguei! Ora, nem todos os grandes games de 2009 foram por mim debulhados!


O que resolvi? Escolhi a melhor das hipóteses! Falarei dos melhores games que EU joguei em 2009!  O que acharam!??!?!

Digam que adoraraaaaaaammmm!!! Rs!

Antes de continuar uma notícia: essa coluna estará inerligada com outros 2 blogs que participo - o Boteco Games (que o Pedro prometeu que vai revitalizar) e o LevelGamer. Então, daqui a domingo próximo estarei postando novidades nesses dois outros blogs, e se quiserem saber sobre outros reviews dos melhores games que a tiazona aqui andou jogando nesse ano de 2009 entre outras tranqueiras, acessem:




Vamos lá!? Vamos vamos vamos!



Então, falarei um pouco hoje do supremo Muramasa: The Demon Blade. Supremo, sim. Ora, quando soube que a Vanillaware estava produzindo um game para o Wii categorizei logo: state of the art. Cada informação subsequente, cada screenshot eram apenas peças do que foi a confirmação de minha predição após debulhar o game...

O que faz de Murasamasa uma obra prima por excelência? Eu diria seguramente que um conjunto de fatores tão bem justapostos aliado à característica mais peculiar do game, que é se firmar num gênero pouco comum nos dias "HD" de hoje: o 2D. O game é representante da nobreza do gênero "hack'n'slash plataforma". Mas se engane se quiser achar que por isso ele é defasado e eu estou hypeando-o. Visualmente você encontrará os mais finos traços de nanquim permeando todo e qualquer detalhe visual. Os cenários são incrivelmente criativos e BELOS. As cores, vibrantes sem ser aberrantes. Nada de assombroso em se tratando da equipe de Direção de Arte  da Vanillaware. Afinal,  os cult Odin Sphere e Grim Grimmoire tem em seu DNA as mesmas características artísticas oriundas do studio japonês.




Então, não se espante consigo mesmo se durante uma jogatina de Muramasa você não parar de jogar para ficar admirando os campos de arroz tremulantes ao vento, ou o pôr do sol que de cores tão intensas chega a transparecer em você uma "sensação térmica". São tantos detalhes, que para cada cenário, poderia se classificar por sinestesia afetos diferentes impressos na mente de quem experimenta o game.

Tal impacto se condensa com a grandiosa narrativa de Muramasa, onde o gamer é inserido em um Japão mitológico povoado por seres fantásticos e espadachins. Duas histórias. Kisuke e Momohime. Ambos envolvidos em dilemas existencias. Kisuke perdeu sua memória e com ele se foi todo o seu passado de exímio espadachim. Momohime por sua vez, por alguma razão obscura é tomada como "mula" pelo espírito de um sanguinário guerreiro. Suas histórias se iniciam em contextos distantes mas que conforme o avançar do game acabam se interrelacionando. Cabe apenas ao gamer a escolha de qual personagem o levará a desbravar o imenso mapa que abarca a ação do game. Sim, Muramasa possui ação. E muita. Apesar de incorporar elementos do gênero RPG (ora, acumula-se EXP, coleciona-se itens variados, combina-se os mesmos para criar outros, num sistema interessante de "cooking") o  "miolo' do game é ação.




O game disponibiliza pouco mais de uma centena de espadas (cada uma detendo um poder especial diferente)  para as personagens.  Você esfacelará os inimigos alucinadamente, porque como um exímio espadachim japonês, a mecânica do game te proporciona uma resposta rápida e intuitiva.  Golpes dos mais variados, de cima para baixo, de baixo para cima. Você plana sobre os ares lentamente desferindo golpes, mas também pode atravessar a tela como um raio retalhando seus inimigos com apenas algumas combinações  entre Wiimote e Nuchuck. E aí reside um dos (poucos) defeitos do games: os comandos para todas as espadas são absolutamente os mesmos.




Toda essa simplicidade sacrificou uma mecânica que poderia ser mais elaborada e desafiadora para o gamer. Mas ok, estamos falando do Wii e seus milhões de jogadores casuais. Certamente a Vanillaware não se esqueceu deles enquanto produzia o game... apesar de Muramasa possuir dois modos de dificuldade, isso não significa que o game em si é coisa boba de se finalizar (eu nunca jogo um game no modo "easy".) Afinal estamos falando de um game que tem uma identidade puramente japonesa. Em Muramasa tal opção não existe. Ou você joga no modo " Musou" (modo mais "light"...) ou no modo  "Shura" (modo" hard"). Minha experiência com o game desde o primeiro contato está sendo no Shura. Já estou na campanha de Kisuke...e posso dizer seguramente: o game não é fácil (e ainda não tentei o modo extra que foi destravado após o fim do game com Momohime...o Shigurui. Creio que seja algo equivalente ao "very hard").




Se "apenas" o visual embasbacante e a ação frenética não são suficientes para chamar a sua atenção, certamente os mesmos unidos à sonorização do game completam todo o seu appeal para o gamer. Tanto os diálogos quanto a trilha sonora são referências ao universo japonês. As conversas entre os personagens são desenvolvidas no idioma nipônico  (devidamente legendado em inglês) na mais fluente e solene caracterização dos personagens. As músicas são orquestradas e variadas em ritmo e instrumentação. Durante as batalhas podemos ouvir instrumentos de percussão marcando uma pulsação frenética que impulsiona o gamer a superar seus limites na composição de combos nos inimigos. As lutas contra os chefões são épicas, ambientadas por um heavy metal orquestrado. Ao longo de nossas idas e vindas no mapa do game, muitas vezes estaremos ouvindo como pano de fundo instrumentos folclóricos orientais se misturando ao som de violinos e pianos, transformando a experiência de jogar Muramasa em uma viagem quase onírica, ponteada por efeitos sonoros delicados que permeiam os cenários do game.

Enfim, jogar Muramasa-The Demon Blade da Vanillaware ultrapassa em muitos  games a experiência de um simples  hack'n' slash. É um título obrigatório para todos os donos do Wii, e uma experiência única nesses tempos tenebrosos "de mais da metade dos games HD serem FPS."

P.S. Ainda estou em busca dos outros 5 finais do game. Fator replay!? Altíssimo!

E continua...

5 comentários:

  1. Tá vendo porque me tornei seu fã?! Vc é demais, menina!

    Eu não conhecia esse jogo. Aliás, não conheço muita coisa para o Wii, mas os screenshots me impressionaram! Maravilhosos! E isso na sua TV nova, hein?!
    Ficarei aguardando a continuação.

    Tá de parabéns, menina!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu ja estava alucinado querendo jogar Muramassa. Expectativa no 11 todos os finais de semana esperando minha prima emprestar o WII dela só para eu jogar Muramasa. Depois desse review fiquei com mais vontade ainda.

    Ótimo. E sem muitos spollers que é melhor ainda.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do Review hein? Simples, porém eficiente e sem Spoilers, o que é importante.
    Quero ver os próximos.

    ResponderExcluir
  4. Esse jogo já está encomendado. Creio que já deve estar chegando lá em casa.
    Em uma semana, eu estarei jogando-o.

    ResponderExcluir
  5. Jogaço. Acabei de fechar com a Momohime no Shigurui mode. Na verdade, é o Musou mode, só que você só tem 1 ponto de vida. E o pior, vários chefes quebram a espada em um golpe só, então nada de ficar defendendo.

    É verdade que os golpes são feitos com um botão só, mas quero ver alguém encarar os chefes e chamar Muramasa de "jogo casual". Ora, Battletoads e Ghosts'n Ghouls também tinham um botão só de ataque e são o ápice da dificuldade nos games!

    ResponderExcluir