terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Agora o Zeebo tem quem cuide dele aqui (!?): Zeebo Brasil S/A

A Zeebo, empresa americana que comanda a gestão do videogame de mesmo nome no mundo, e a Tectoy anunciaram a formação da Zeebo Brasil S.A., que será o responsável pelo marketing e o desenvolvimento de jogos para o sistema daqui para frente.

A Zeebo Brasil S.A. é uma empresa independente, que terá capital financeiro da Zeebo americana para abastecer o crescimentos da companhia.

A companhia foi formada por 30 funcionários da Tectoy e da Tectoy Digital que trabalham diretamente com a marca. Dessas duas empresas também vêm os comandantes da Zeebo Brasil: Fernando Fischer será o diretor executivo e André Penha, o diretor de operações do estúdio de desenvolvimento.

"Com a formação da Zeebo Brasil S.A., estamos sinalizando um compromisso sem precedentes para otimizar o Zeebo para os jogadores no Brasil e produzir um catálogo de jogos mais robusto com opções de entretenimento que serão desenvolvidos no país e personalizadas para os brasileiros", comentou John F. Rizzo, presidente-executivo da Zeebo americana.

"A formação da Zeebo Brasil S.A. é um marco para o Brasil e estabelece o país como um verdadeiro líder na indústria de jogos" (grifo meu), continua. "Como uma empresa independente, a Zeebo Brasil S.A. dá aos investidores externos no Brasil a oportunidade de prestar apoio financeiro e de ações próprias em ambas as empresas, Zeebo Brasil S.A. e Zeebo Inc."

O Zeebo é um videogame que não usa mídia física: seu jogos são baixados através de uma rede 3G, com preços que variam entre R$ 9,99 e R$ 29,99 cada título. O aparelho sai por R$ 299, e está a venda nas principais lojas de varejo do Brasil. A companhia prometeu um catálogo de 30 jogos até o final do ano, o que representa uma redução de dez títulos sobre a previsão anterior, que era de 40 jogos até a chegada de 2010.



Zeebo. Eu fico aflita com as notícias que aparecem sobre esse console. Desde o início a coisa não foi bem. Console 100% brasileiro? O próprio Reinaldo  Normand (criador do Zeebo) disse que o console foi concebido via parceria com a Qualcomm nos EUA. Detalhe: a idéia do sistema seria uma ruptura. Ruptura? Falavam de pirataria e etc. ( o Zeebo tem  controles sensíveis a movimento, os games custam baratinhos...rs!) Mas vejam o marketing safado que foi o da TecToy: o Zeebo competiria de frente com o PS 2. A página oficial do console mostrava uma espécie de podium com logomarcas do PS e do Xbox em lugares inferiores ao do Zeebo! Nossa, como pode isso!!!??! O Zeebo tem tecnologia de quase 6 anos atrás! Quando o console foi lançado, não se viu análise, não se viu hands-on em revistas especializadas. Eu desconfio que a TecToy sabia no a coisa ia dar se fornecesse material para esse tipo de divulgação. O público gamer não é bobo não, dona Tectoy!  O preço  de lançamento mais salgado que bacalhau seco : 499 R$, os ports toscos de celulares, a rede online 3G (peloamordeDeus, só eu sei o que é sofrimento com net 3G... ¬¬) e principalmente o marketing mentiroso fizeram natimorto o projeto. 


E agora? Queda de preço em menos de 1 ano. Prometeram 40 games até 2010. Agora já estão falando em 30. E assim levam o projeto. Espero que com a criação da Zeebo Brasil S/A, algo possa se salvar em meio a esse jogo dos 7 erros. E que as palavras J. Rizzo a respeito do Brasil  e do Zeebo se façam verdadeiras...

2 comentários:

  1. Só sei que se eles não fizerem campanha massiva na TV não vão vender nada disso aí.

    Tinha de ter campanhas como nos tempos áureos do Mega/Master.

    (e estou honrado pela citação /tô famoso pegael)

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  2. /mode esperançoso on
    Talvez, esse video game sirva para abrir o mercado brasileiro (que alguns dizem ser inexistente) para algo melhor no futuro.
    /mode esperançoso off
    Se o zeboo consertasse o problema do atraso das respostas no joystick, poderia até aparecer umas coisas interessantes para ele.

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