terça-feira, 30 de março de 2010

SONY JOGANDO DURO CONTRA PIRATARIA: FAT DIZ ADEUS AO LINUX!

Hi there!

Tudo bom com vocês? Espero que sim, pois comigo está tudo óótemo! Então, pessoal...ehoje foi meio complicado eu atualizar o "Diário..." logo pela manhã. Mas o motivo está logo acima desse post. Eu já vinha trabalhando num texto novo para a coluna "The Time Line" já tinha alguns dias. Hoje arrumei um tempo no trabalho...e como os meus textos autorais são sempre longos... então não dá pra fazer a coisa rapidinho né...

Eu sei que vocês já devem ter lido o texto. Mas vamos esquecer ele e fiquemos com essa novidade interessante...

A Sony anunciou esse fim de semana que a próxima atualização de firmware do PS3  (a 3.21 que será lançada em 1o de abril) eliminará a possibilidade de os donos das versões fat utilizarem o Linux como sistema operacional alternativo. A Sony alega que os motivos são para a garantia de segurança do sistema. A Sony divulgou nota em seu blog sobre o assunto e disse que a atualização é "opcional". Claro que podemos escolher não atualizar o sistema... mas se não fizermos isso vamos perder:

I-Acesso à PSN bem como jogatinas on line;

II-Jogos e BDs que necessitem a versão mais recente de firmware para serem executados no PS3;

III-Acesso à arquivos de vídeo armazenados no Media Server;

IV-Qualquer nova função que venha junto com o novo firmware;

Com isso a Sony está claramente tentando fechar todas as portas que dariam acesso à pirataria. Pra mim, o Linux não fará falta no PS3 (eu nunca o usei e nem pensei nisso...). 

Então... bye bye pinguim... :D

17 comentários:

  1. Certamente isso foi uma resposta direta e certeira às últimas notícias envolvendo um hack feito por um hacker conhecido como GeoHotz que meses atrás teve acesso a uma das memórias do PS3 e conseguiu um Exploit (acesso a determinados segmentos da memória onde se roda o Linux e partir daí uma possibilidade de se rodar algum outro programa).

    A técnica foi mais tarde aperfeiçoada por outro hacker chamado XorLoser que publicou um circuito específico para obter o Exploit de forma mais funcional.

    Agora, com a total impossibilidade de se rodar outro sistema operacional, pode-se dizer que não há mais brechas para um eventual destravamento. Mas é sempre bom lembrar que essas técnicas de Exploit não passavam nem raspando na idéia de uma cópia de um jogo rodar no PS3. Mas o fato é que os caras estavam descobrindo muitas coisas... E aí a Sony resolveu intervir.

    Embora que a maioria irá dizer que Linux não faz falta (para um mero jogador realmente não faria) o fato é que podemos ter uma questão legal envolvida: A Sony pode eliminar um recurso pré-existente no seu aparelho? Sim, a atualização será opcional, mas sem atualizar, você perde muitas funcionalidades. Tá, você não usa Linux e nem sabe pra que ele serve, mas é uma função que de certa forma você pagou por ela, não? Hum...

    Em tempo, notem que há diferença entre subtrair uma função em um aparelho JÁ ADQUIRIDO e outro que ainda esteja na loja... O PS3 Slim não conta mais com Linux desde a origem, então, não cabe reclamação.

    Acredito que, pelo mesmo motivo do Linux ser tão digamos, inútil pra quem usa PS3, não haverá essa pressão. A Sony simplesmente baterá na tecla "removemos-o por motivos de segurança" e poucos irão questionar. Mas eu queria ver se fosse subtraída uma funcionalidade realmente usual, certamente íamos ver a Sony na parede.

    ResponderExcluir
  2. Vendo isso sobre a ótica da legislação brasileira, o tio Gillberto viu um ponto bem interessante e digamos atípico, ou seja, a subtração de uma função pré-existente e não um acréscimo de funcionalidade. E como já dito, também acredito que não haverá grandes reclamações, pois 95% dos usuários nem liga/sabe dessa função e por isso não irão reclamar de fato.
    Só que a desculpa da Çoni, é digamos bem esfarapada, sob meu ponto de vista.
    Soubemos bem que isso é para evitar vazamento de informações do sistema deles, só que isso jamais poderia prejudicar os usuários, pois é para segurança deles que essa firm será lançada e não para segurança do usuário, ou seja, eles que se estrepem, mas em nenhuma hipótese o usuário deveria perder uma função paga, por culpa de falha deles.
    Mas o que a justiça poderia fazer é forçar eles lançarem uma firm alternativa para esses usuários continuarem com as suas funções e poderem ter acesso a jogos e a psn e o escambau, é o que aconteceria no maximo. (Já que para o slim essa função nem existe mais, como já dito)
    E como não houve uma mudança severa na coisa, apenas uma “exclusão de serviço” (Eles usariam a palavra serviço e não função, pois serviços podem ser excluidos, mas funções não, pois função tende a ser para uso objetivo e serviços é mediante disponibilidade). Eles alegariam que venderão isso como uma estação de jogos e pra jogo e que era só um serviço extra usar Linux, tanto que nunca foi divulgado isso como função do PS3 e mimimimi. Mas só rolaria multa de fato se alguém provasse que foi prejudicado por isso, ou um dano sério a coletividade, senão rolaria só uma firm alternativa e um beijo na bunda!!
    No CDC brasileiro, poderia/seria enquadrado nesses artigos:

    Seção IV - Das Práticas Abusivas
    Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas::

    “I - condicionar o fornecimento de produto ou de [serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço], bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;”


    “IV – [prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor], tendo em vista sua idade, saúde, [conhecimento] ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços;”
    Pois condicionar o consumidor a determinada coisa sem justa causa para o consumidor é crime, eles não podem tirar uma função já vendida há anos, sem uma alegação de que é prejudicial ao consumidor. Eles podem sim, para de oferecer, como fizeram ao retirar ela do ps3 slim, mas os já vendidos, eles tem que arcar com o prejuízo, pois é erro do projeto deles e o consumidor nada tem haver com o peixe. Então eles NUNCA poderiam subtrair o função de quem já pagou por ela, SEM ELES provarem que é prejudicial ao consumidor e o pior: Eles jamais poderiam forçar a isso, condicionando um serviço ao outro (Já que é nesse aspecto que nossa legislação rotula, já que somos positivista, ou seja, só pode ser haver interpretações em cima da letra da lei, e ela não fala de funções e sim produtos e serviços, teria que ser usado ou jurisprudência ou doutrina, mas valeria só para casos isolados e seria mediante interpretação de cada magistrado). Mas novamente o que acabaria rolando na maioria das vezes é uma firm alternativa...

    No mais é isso, duvidas, perguntem!
    Beijos proceis povo!!

    ResponderExcluir
  3. Baseando-se no que você disse, é provável que, caso haja alguma implicância por parte de algum consumidor, a Sony dirá que a subtração do Linux visa a segurança do próprio usuário, sendo que a alegação seria que o Linux era uma porta de entrada para invasões hacker.

    Claro que aí o bom senso seria "corrigir" o Linux ao invés de tirá-lo, mas se nos colocarmos no lugar da Sony, com certeza é melhor eventualmente brigar com processos desse tipo, em que a balança pende inevitavelmente pelo lado da Sony, do que lutar contra a iminência de um PS3 hackeado.

    ***

    Mudando de som sem sair do tom, o GeoHotz ficou, como já era de se esperar, todo putinho... Em seu blog, vociferou contra a ação da Sony e disse que poderia criar um Firmware customizado (aos moldes de como é no PSP). Ele ressaltou que, caso o fizesse, nada teria relação com pirataria e sim, era para que usuários tivessem o direito de usar seus PS3 de maneira como lhes convém.

    Esperemos.

    ResponderExcluir
  4. Ei meninos, tô curtindo pra caramba a conversa de vocês aqui e aprendendo muito!

    Gilberto,

    Seria possível esse firmware "custom" no PS3? Tipo, o PS3 não é uma maquina difícil de se programar... fico imaginando se essa conversa toda do hacker lá não é apenas pra fazer medo e nem ele mesmo saberia como fazer pra se chegar num firmware custom...

    Aliás, existe algum firmware customizado para o PS3?

    ResponderExcluir
  5. Falta uma "?" depois do "programar"...

    ResponderExcluir
  6. Clau, seria usado engenharia reversa, ou seja: Primeiro desmonta-se um firm já pronto e oficial e estuda-se seu funcionamento e partindo de "tras para frente" vai-se descobrindo segredos e com isso como modificar suas funções, quebrar proteções e etc...

    Sim, com certeza Juberto, mesmo se rolasse multa na casa dos milhões, é mais lucro para çoni, comprar a briga e retirar funções, mesmo na "ilegalidade" e ao fato desse cara criar uma firm "custom", bateriamos em outra questão legal que é da propriedade intelectual. Já que legalmente, ele pode criar uma, mas não pode modificar e nem editar uma já feita, mas ao mesmo tempo, pode inspirar-se na já pronta.

    Claro que eu sei que ele caga e anda para isso, mas caso um dia for pego, a çoni pode exigir sua cabeça...

    E voltando a coisa de antes, foi o que eu disse, eles podem lançar, para quem reclamar, uma firm com Linux, ai nem multa e nem mimimi teram que ouvir. Isso foi uma jogada de mestre!!

    Consegui fazer o texto ficar melhor, é que o outro tinha escrto no bloco de notas...

    ResponderExcluir
  7. Clau:

    Sobre uma hipotética CFW, é como o Jay disse: Ele vai estudar o código e tentar fazer engenharia reversa. Embora seja sabido que a estrutura do S3 seja complexa, a ponto de tornar difícil de se programar algo pra ele, especulo que o código do FW não é proporcionalmente tão complexo quanto ao restante da estrutura do PS3; Logo, não seria assim um trabalho tão hercúleo fazer uma custom firmware. Mas isso é um mero palpite de minha parte, estou a seguir um pensamento lógico.

    Mas é sempre conveniente ressaltar: Um eventual CFW não teria NADA A VER com pirataria, como alias já afirmou o próprio GeoHotz. Caso haja êxito, esse CFW apenas traria de volta o Linux em conjunto com as funcionalidades pré-existentes do FW 3.21.

    Voltando agora ao assunto da suposta ilegalidade da ação da Sony em ter removido uma função já existente no aparelho, vejam o Acordo de Licença de Software do PS3:

    http://www.scei.co.jp/ps3-eula/ps3_eula_en.html

    Em especial, a parte 3 que fala sobre Serviços e Atualizações:

    "(...)Some services may be provided automatically without notice when you are online, and others may be available to you through SCE's online network or authorized channels. Without limitation, services may include the provision of the latest update or download of new release that may include security patches, new technology or revised settings and features which may prevent access to unauthorized or pirated content, or use of unauthorized hardware or software in connection with the PS3™ system. Additionally, you may not be able to view your own content if it includes or displays content that is protected by authentication technology. Some services may change your current settings, cause a loss of data or content, or cause some loss of functionality(...)"

    Basicamente, diz que pode haver mudanças no sistema do PS3 sem prévio aviso e de forma automática quando o PS3 estiver On-Line sem que o usuário perceba; sem nenhuma limitação, o serviço de atualização pode prover a PS3 mudanças de segurança, novas tecnologias e revisão de características para prevenir o acesso não-autorizado ou conteúdo pirata, ou usar hardware ou software não-autorizado pela Sony.. Diz também que alguns serviços de atualização podem alterar suas configurações, causar perda de dados ou conteúdo, ou causar alguma perda de funcionalidade. Fala sério heim? Que ditadura!

    Como podem ver, a Sony se preveniu. Notem também a data de revisão dessa licança (9 de dezembro de 2009). Não sei se esses dizeres já constavam antes dessa cena toda envolvendo o Linux. Outro ponto ao meu ver curioso é que, ao contrário da maioria das outras atualizações que traziam um ChangeLog (relatório de alterações) dos FW's, esta última não diz nada de nada (pelo menos na últimas vez que a vi). Ou seja, as pessoas menos informadas nem saberão do que se trata essa atualização, aliás, é justamente isso que o Acordo de Licença ed Software faz menção.

    ResponderExcluir
  8. O mais interessante nessa história são as reações do público nos Foruns de discussão e em especial os comentários (mais de 3 mil até o momento) no blog do GeoHotz. Há basicamente 3 tipos de reações:

    - A Sony é uma facínora. Tirar o Linux, uma funcionalidade já existente no aparelho foi uma atitude criminosa, digna de processo;
    - GeoHotz é Jesus Cristo (visão de seus seguidores). Peitou a Sony. Tu é o cara! Queremos o CFW! ;
    - GeoHotz é Jesus Cristo (visão dos romanos). Crucifiquem-no o quanto antes, sem dó e nem piedade. Pois por sua culpa, teremos de abstrair funções do PS3.

    E não há dúvidas que essa atualização foi tão e somente devido às descobertas do GeoHotz. Afinal, há anos que Linux estava presente no PS3 e só agora a Sony o removeu, primeiro no Slim e agora no FAT. Se não me engano, até havia uma distribuição Linux específica para PS3. O que fazer com ela agora? Ponham-se no lugar de quem o usa, há razões pra ficar muito chateado. Mas chateado com a Sony, que preferiu remover ao invés de tentar corrigir ou chateado com o GeoHotz, cujos feitos foram parar até mesmo no jornal da BBC e fez com que a Sony agisse?

    Parece-me que a Sony, mesmo sabendo que esse Exploit não passa nem perto da possibilidade de haver pirataria em sua máquina, quer manter seu sistema com a fama de impenetrável, mesmo tendo de comprar umas brigas e desagradando uns troianos. GeoHotz por sua vez, pareceu-me desde o início mais interessado em fama, em ficar marcado como o primeiro cara que hackeou o PS3 (objetivo cumprido, by the way). Mas agora ele se sentiu desafiado, e tentará fazer um CFW por questão de "honra hacker". Porém, ele deverá tomar cuidado ao andar pelas ruas.

    ResponderExcluir
  9. O Jubertu já disse tudo que eu ia dizer... u_u

    Em suma, ninguém usa o Linux no PS3, e até onde me disseram, ele é muito lento.
    Ou seja, só um louco moveria uma ação (aka. gastar uma grana preta) contra uma empresa cheia do cascalho. E pra "nada" efetivo.

    Quanto ao que o GeoHot quer fazer - CFW - não sei até aonde ele pode chegar.
    O cara é fodão e tal (destravou o iPhone e descobriu esse exploit no PS3), mas pra ter algo "usável" dentro do PS3 é muito complicado.

    Parece que todas as partes tem uma combinação de hardware+software+firmware como forma de proteção. Tem o tal do Hypervisor que eu não sei o que é, mas deve ser o sentinela de tudo.

    O Geohot teria de burlar tudo, um a um, ou achar um bug mágico que desabilite tudo.

    Ele seria meio que um Snake tendo que se infiltrar no QG inimigo com um monte de guardas, câmeras e sistemas vigiando-o. E no nível Extreme...

    ResponderExcluir
  10. Ah, e o Geohot pode não querer rodar pirataria, como todo hacker "sério", mas temos os pirateiros de plantão - principalmente chineses, russos e... brasileiros - que vão usar o conhecimento disponibilizado por ele para fazer o que quiserem. (Y)

    ResponderExcluir
  11. Xis, uma pessoa só não é risco para çoni, o que pode complicar são associações: Tipo, procon, e entres outras (não faço ideias as quais existem por lá), Pois estas tem força para incomodar e fazer imprensa e consequentemente justiça, encher o saco da Çoni.

    Pois é estranho, a Çoni dar conversar pra isso, já que o cara nem chegou perto de fazer nada e acho que os chinesese e eses da vida também não iriao muito longe. Mas era uma porta perigosa, fato!

    Esse cara ai é ninja, veremos se é o bão e como eu disse, se ele fizer uma firm nova, cabeça rolarao e a dele pode ser uma dela...

    ResponderExcluir
  12. Super-ômi, tu não entendeu nada do que eu disse... :P

    E o hackeamento continua. Temos os espanhóis agindo também agora. A hacker scene também é forte por lá.

    ResponderExcluir
  13. Jay, não é nada estranho a Sony dar "conversa pra isso". O Exploit isoladamente não faz nada, mas foi exatamente dessa maneira que o PS2 foi desbloqueado... O processo foi lento, um modchip não surgiu assim do nada, nos primórdios a coisa era bem delimitada. Mesma coisa seria com o PS3. Então a Sony cortou o mal pela raiz e de fato, se ela foi levada a agir dessa forma, é porque havia perigo iminente; ela não iria fazer algo tão polêmico e desagradável assim à toa.

    Em outras palavras, a Sony está devidamente vacinada e sua ação foi apenas o sistema imunológico entrando em ação.

    Mas mesmo que o Exploit não desse em nada, o PS3 perderia a fama de incorruptível, e isso a Sony definitivamente não quer. Afinal, devem ter sido anos de desenvolvimento para elaborar um sistema de segurança que se equipara a de alguns sistemas militares. E aí, vem um nerdizinho que desbloqueia celular e descobre algo... Realmente não havia como deixar passar isso em branco.

    Em tempo: E realmente, a cena hacker continua. Um espanhol está a desenvolver novas utilidades para o Exploit do GeoHotz.

    ResponderExcluir
  14. Souberam que uma pessoa teve parte do dinheiro devolvido em razão de ele ter comprado um PS3 e em seguida a Sony ter removido o Linux?

    Embora a ação não foi diretamente contra a Sony e sim contra a Amazon, isso pode dar margem a processos semelhantes, em uma escala global.

    E em enquanto isso, a Sony "se desculpa":

    http://www.thinq.co.uk/news/2010/4/9/sony-says-sorry-for-other-os-take-down/

    "We are sorry if users of Linux or other operating systems are disappointed by our decision to issue a firmware upgrade which when installed disables this operating system feature. We have made the decision to protect the integrity of the console and whilst mindful of the impact on Linux or other operating system users we nevertheless felt it would be in the best interests of the majority of users to pursue this course of action.

    As you will be aware we have upgraded and enhanced functionality and features of the console by numerous firmware upgrades over time and this is a very rare instance where a feature will be disabled. Further enhancements are in the pipeline.

    Users do have the choice whether to install the firmware upgrade and this is clearly explained to them at the time the firmware upgrade is made available for installation. Furthermore our terms and conditions clearly state that we have the right to revise the PS3's settings and features in order to prevent access to unauthorised or pirated content."

    O que diz aí é basicamente, que eles sentem muito por desapontarem pessoas usuárias do Linux pela remoção do mesmo no PS3; Diz que foi por questão de segurança; lembram que a maioria das revisões de FW trouxeram implementos e novas funcionalidades e que algo raro aconteceu desta vez, uma subtração de funcionalidade. Frisa que eles têm o direito de fazer isso, a fim de prevenir seu sistema de modificações não-autorizadas e que esses termos estão claramente estatizados.

    E pra quem ainda não tá sabendo, GeoHotz, ELE, já conseguiu "abrir um buraco" na FW 3.21. A notícia está aqui mesmo neste Blog.

    ResponderExcluir
  15. Não que o Linux do PS3 seja lento, mas o PS3 tem apenas 256MB. É pouco para um SO atualmente. Mas ainda dá para fazer muita coisa.

    ResponderExcluir
  16. Meu PC tem 256MB de ram e roda Linux numa boa.
    Isso sem acelerador de vídeo e tudo do mais fuleiro e problemático possível.

    No PS3 teria de ter um desempenho razoável.

    Btw, dá pra usar os emuladores pra Linux dentro do Linux PS3?

    ResponderExcluir