quinta-feira, 4 de março de 2010

DDR na Divisão de Música da Square!

De acordo com o site Square Enix Music Online, os diretores da Square Enix decidiram em votação no final de 2009 dissolver o seu grupo de compositores Square Enix Music por razões orçamentárias. A notícia chega após a empresa ter visto nos últimos anos a saída de diversos de seus mais importantes compositores.



Até o momento, segundo o site, é seis o número de compositores afetados pela medida, que já não são mais empregados pela Square Enix: Masashi Hamauzu (Final Fantasy XIII, Dirge of Cerberus: Final Fantasy VII), Junya Nakano (Final Fantasy X, Musashi: Samurai Legend), Tsuyoshi Sekito (The Last Remnant, Dawn of Mana), Naoshi Mizuta (Final Fantasy XI, Final Fantasy Gaiden), Kumi Tanioka (Final Fantasy Crystal Chronicles, jogos Chocobo) e Takeharu Ishimoto (The World Ends With You, Dissidia: Final Fantasy). Destes, três estão considerando a aposentadoria, enquanto Hamauzu pensa em fundar seu próprio estúdio e Nakano e Tanioka se uniram recentemente à aliança de compositores Ge-On-Dan.



A dissolução da divisão musical da empresa mostra que esta está seguindo a tendência de publishers ocidentais, conhecidas por terceirizarem os trabalhos musicais de seus jogos, e indo contra a tradição de suas compatriotas japonesas, como Nintendo, Sega e Konami, que continuam dependendo principalmente de compositores internos.



É notável que diversos outros grandes talentos musicais da Square já tinham deixado a empresa, mas continuaram trabalhando para esta com free-lances, como Nobuo Uematsu (série Final Fantasy, Lost Odyssey), Hitoshi Sakimoto (Final Fantasy XII, Vagrant Story), Yoko Shimomura (Parasite Eve, Kingdom Hearts) e Kenji Ito (série SaGa, série Mana). Assim, existe a possibilidade de que os compositores que foram deixados pela empresa possam voltar a trabalhar com esta em futuros projetos.
 
 
E todo mundo da divisão de música da Square no Dance Dace Revolution. Mas é verdade que depois que o Nobuo saiu da Square, FF não foi mais o mesmo... notícias como essa me deixam com saudades de uma indústria que pra mim era mais fantástica e inventiva...
 
É uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário