quinta-feira, 15 de julho de 2010

Let's Dance Mambo!!! Muchachos! HuhuhuHUhuh! Tchátchátchááá!

Oi pessoal, 

Ontem suei a camisa jogando um game muito legal! Muito mesmo! Eu de vez em quando tiro ele da estante pra dar jogar um pouco - ou só- ou com o namorado. Sabem qual é o game!? Acompanhem minha mini-análise abaixo... (e vocês sabem que pra eu fazer uma análise de um game é preciso eu curtir ele muito muito!)

Então vamos lá, falar um pouco sobre...





SAMBA DE AMIGO!!!






O game foi construído inicialmente para arcades antes de entrarmos no novo milênio. O ano era 1999 e lembro de achar "esquisitérrimo" aquelas maracas ligadas ao corpo do arcade destinadas ao gamer balançá-las no ritmo adequado mostrado nos seis círculos apresentados na tela de gameplay ao som de músicas latinas extremamente dançantes! Eu nunca fui muito  fã de games musicais (apesar de ter uma personalidade bastante musical e  curtir Guitar Hero e Rock Band), mas quando  Samba de Amigo foi lançado  em 2008 para o Wii, resolvi dar uma conferida. Afinal, os controles do console da Nintendo tem toda a pinta de se encaixar perfeitamente com a proposta do game. E...

...ora, Samba de Amigo do Wii se apóia na mesma proposta de seu avô "arcadeano." Você deve chacoalhar o Wii Mote e o Nutchuck no ritmo e altura propostas durante a execução da música, fazendo de você um percussionista nato. Será!?? Nem tanto assim!



Infelizmente o game peca em relação à precisão dos controles. É perceptível que o Wii não consegue interpretar a altura real que os controles se encontram. Na verdade, o que acontece é um truque que pode enganar os mais incautos. A "altura" dos controles é determinada a partir da posição se suas extremidades. Para o Wii interpretar que os controles estão "pra cima" você deve apontar os controles em tal direção, assim também para baixo e na altura da cintura. Mas infelizmente, ainda assim ocorrem alguns atrasos de resposta em relação ao seu movimento, e em certos momentos dá pra se frustrar de perceber que você fez tudo certinho, mas ainda assim errou. Grrrr! E o pior: existem  muuuuuuiiitaaaaaasss músicas que você vai liberando conforme avança no modo campanha (44 ao todo) mas uma grande parte só vão estar disponíveis se você jogar nas dificuldades mais foderosas (como o Hard e o Super Hard), o que faria da tarefa algo nos moldes dos filmes Missão Impossível...se não fosse um detalhe....

Você é aprovado para outra fase a partir do conceito "C". E não é difícil obter ele. Então, com um pouquinho de treino...dá. Mas não esperem balançar os controles 'na doida" que não funciona. A coisa tem que ser feita toda a tempo (mas em algumas vezes é mesmo no contratempo...).  

Ainda, o game possui mecânicas interessantes e que colocam o gamer bem dentro do balanço das músicas. Além do básico (que é acertar o ritmo proposto a partir do balançar dos controles no tempo e altura corretas) ainda tem-se certos passos de dança que devem ser imitados com o posicionamento dos controles, um chacoalhar contínuo que rende muitos multiplicadores de pontos, e o" hustle" que simula com todo o louvor passos de aeróbica com as mãos (aiai...minhas viagens a C*** F*** /R** d* J****** em carnavais fora de época...todo mundo dançando na praia ao som do trio elétrico...rsrsrs!)!


Dentre as muitas músicas disponíveis (e nenhuma é samba, tá!? Até hoje não sei o porquê diabos a Sega batizou o game com esse nome... aliás, acho que quem deu a "brilhante idéia" desse nome deve ter ido diretamente ao Departamento Pessoal negociar sua demissão por conta dessa gafe master n00bástica...) encontram-se hit parades como "Asereje" (minha favorita! Estou craque!), "Livin' la vida loca," "Smooth," uma versão caribenha de "Take on me" (do Aha)  e claaaroooo...a mitológica MACARENA!!  



Aliás, o game é todo calcado por ritmos latinos. Mas como disse, nada de samba. Nenhum sequer. Bola fora da Sega, obviamente. Além do modo carreira, existe um modo de treino para os novatos se familiarizarem com as mecânicas do game. E aqui vale dizer isso: se engana quem pensa que Samba de Amigo é um game para jogadores causais. Apesar da proposta de diversão rápida, jogar o game requer concentração e um senso ritmico apurado! É necessário realmente entrar no balanço das músicas e dançar! Namorado apanhou muito no início, mas agora está se dando bem. Eu também apanhei um pouco, mas como sou mais "pé-de-valsa" que ele...não obtive muitas dificuldades nas minhas primeiras aventuras caribenhas.



E para aqueles que gostam de extras, Samba de Amigo é um "prato de pedreiro". O game é abarrotado de perfumarias, como minigames e até efeitos sonoros que são liberados conforme você cumpre certas tarefas. O visual colorido, a sonorização, os movimentos de câmera, as excelentes escolhas de repertório da Sega... são fatores que contagiam o gamer a jogar mais e mais Samba de Amigo.  E eu sei que existem uns pacotes que a Sega disponibilizou na rede on line do Wii para download (mediante Wii points, claroooo!).

Enfim, se você gosta de dançar, de música latina, e de games... Samba de Amigo foi feito para você. Apesar dos problemas de jogabilidade do game ainda assim é uma experiência satisfatória e divertidíssima.  Jogar o game é como estar brincando de ginástica aeróbica em casa... haja braços e pernas!

Um comentário:

  1. Eu não curti a versão Wii.
    Dizem que as do DC são muito melhores mas eu nunca joguei (até porque sem as maracas não deve ter e a menor graça).

    ResponderExcluir