segunda-feira, 21 de setembro de 2009

LAdM = 3RL?

"Quando a Sony lançou o PS 3 em 2007, eles disseram que ele era uma máquina de entretenimento poderosa. Não era apenas um console, o PS 3 poderia também reproduzir filmes em HD e TV digital, armazenar fotos e música, e se conectar a internet. Era vendido a 245 Libras, o tornando o console mais caro do mercado, mas ok, assim era pra ser, certo? Na américa do norte o lançamento do PS3 foi em novembro de 2006 e Kaz Hirai disse à CNN: "Eu acho que o investimento dos compradores do PS3 será um investimento que será aproveitado por muitos, muitos anos ainda por virem."

Mas depois de pouco mais de dois anos, a diversão de alguns donos de PS3 se tornou em frustração: seus consoles quebraram sem aviso, e tudo o que eles viram era o mesmo indicador padrão de falha - uma luz amarela. Quando essa luz aparece, o console não funciona mais. Ela se tornou tão temida entre os gamers que eles a apelidaram de : "A Luz Amarela da Morte".

Mais de 150 expectadores do Watchdog nos contactaram para nos contar que eles experimentaram isso, e pelos dados da própria Sony, cerca de 12,500 mil dos 2,5 milhões de PS3 vendidos no Reino Unido sofreram a pane da "Luz Amarela da Morte. " O problema atinge mais o modelo de 60 GB mas a Sony repetidamente se recusa a atribuir a falha como sendo característica do modelo, dizendo que a informação é "tendenciosa".

Se a tal falha aconteceu nos primeiros doze meses depois da compra, a Sony substituiria o console avariado por outro, sem custos, mas o problema parece afetar mais consoles de dezoito e até vinte e quatro meses de uso, e estando fora do período de garantia, Sony não diz que não é procedente. A Sony dá uma solução para isso, oferecendo consoles recondicionados em troca dos com defeitos. Até Agosto de 2009, a compahia cobrava 245 libras pelo serviço, mas o preço foi reduzido para 128 libras. Como parte da troca, os clientes não só recebem um console tão funcional quanto um novo, mas também o serviço de troca e entrega é feito todo na casa do cliente. A Sony diz que não lucra nada com o processo, na verdade ela perde dinheiro por isso.

A Sony não aprova o termo "A Luz Amarela da Morte," pois isso implicaria uma falha em todos os consoles. Na verdade, ela diz que o a luz amarela é um indicador de falha não específica que pode se apresentar em diferentes circunstâncias. A Sony ainda diz que as luzes amarelas poderiam indicar um problema causado por várias coisas dentro de um espectro que inevitavelmente poderiam afetar os itens de consumo elétrico.

O que causa a falência das máquinas?

Então, se não é um problema específico que vem causado a falência de milhares de PS3, por que apenas um único reparo as faz voltar a funcionar novamente?

Não querendo pagar a Sony por um PS3 recondicionado, os clientes começaram a procurar assistências técnicas de consoles não autorizadas. Algumas dessas assistências disseram ao Watchdog que a grande maioria desses consoles com a LAdM podem ser reparados soldando partes específicas das placas de circuito. O processo é chamado de "re-flow". Através do aquecimento de temperatura superior a 200 graus celsius entre as conexões de componentes e placas de circuitos, é feito a fundição das soldas. Os técnicos dizem que esse esse processo é comumente usado para reparar conexões fraturadas.

A Watchdog perguntou ao técnicos independente Marc "Gilberto Moreira" (!?) Newman que reparou 16 consoles com LAdM. Após o conserto, todas as 16 máquinas voltaram a funcionar novamente, para a alegria dos seus donos. Infelizmente, das 16 reparadas, cinco deixaram de funcionar novamente. E são apenas 16 dos milhares de consoles que aparesentaram a LAdM. Mas foi coincidência que eles foram todos ressussitados usando a mesma técnica? Isso significaria que a falha foi causada pela mesma coisa?


A resposta da Sony:



A Sony diz estar desapontada com o pequeno número de consumidores que experimentaram o problema com seus PS 3 fora do período de garantia, mas afirma que esse problema não acontece devido uma falha de fabricação. "Nós refutamos veementemente a sugestão que o PS3 possui um defeito inerente ao seu projeto ou design...de todos os PS3 vendidos até agora no Reino Unido, menos de 1% das unidades apresentaram esse problema de falha por derretimento de soldas em circunstâncias onde o led amarelo foi acionado".

"O termo "Luz Amarela da Morte" foi adotado por alguns membros de comunidades on line para descrever a situação em que o PS3 desliga seguido da iluminação da luz amarela no painel do console. O indicador de luz amarela é apenas um indicador não específico de falha que pode ser acionado por vários motivos diferentes."

"Sobre a solução adotada por técnicos independentes, proposta para a suposta "LAdM" , para se fazer um "re flow" corretamente, é requerido padrões de engenharia e num meio próprio com controle de estática e que só pode ser feito com uma solda BGA infra-vermelha, que deve ser configurada e programada para funcionar em temperaturas muito específicas. E cada estação custa 10 mil libras."

"Consequêntemente, até se um indicador amarelo for acionado por um problema de solda, seria errado como você sugere aos leitores, que desse jeito, o simples re-flow resolveria o problema, ou que isso pode ser feito de maneira barata e rápida."

"É padrão para os que lidam com eletrônicos prover serviços de reparos apenas dentro do período de garantia, e cobrar por eles quando fora de tais prazos. É injusto criticar a Sony do Reino Unido dessa maneira."

[...]


Tradução livre realizada por Love.is.a.tragedY

O artigo na íntegra e no original em inglês


Eita, geração problemática. XBOX 360 e suas 3RL? Dos lados sonystas também temos a versão japonesa do problema. Reballing do PS3! Numa proporção muito inferior ao seu consorte norte americano.... a LAdM. As 3RL aterrorizam os donos do caixa dos infernos até o ano passado. Agora são outros problemas. E A M$ esticando a cobertura da garantia por defeitos específicos. E assim vamos nós todos, donos do XBOX 360. Mas quem tem Gil, tem tudo. Eu tenho os 3 consoles current gen, e digo: o seguro deles é o Wii, que só vai pode problema facilmente se você destravá-lo...de resto, é ir na fé.

Um comentário:

  1. Tudo isso e os problemas com o modelo Slim ainda nem começaram a aparecer..

    ResponderExcluir