quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Dois lados da Moeda: Square e Ubisoft

Então, turminha endiabrada que uma vez a cada trinta equinócios aparece nessa caixa cheia de formigas e aranhas que é o Diário de uma Gamer... falar sobre games às vezes se torna complicado, não é? As notícias são contraditórias e muitas vezes parecem ser sem pé nem cabeça. Ler o que está "por trás das pautas "é algo que a Tia Love.is.a.tragedY pode fazer, mas só porque fez um estágio remunerado no Oráculo dos Delfos...

Ontem e hoje sairam duas notícias, com dois pontos de vistas opostos sobre mercados macro e micro na indústria dos games. De um lado temos Yoichi Wada, presidente da Square Enix, que disse em entrevista à seção de finanças do portal Yahoo! Japan que a empresa está preparando três títulos de porte majoritário que deverão ser lançados entre o final do ano que vem e o início de 2011.
Wada segue dizendo que: "atualmente, o sucesso da Square Enix se baseia em três pilares: Final Fantasy, Dragon Quest e Kingdom Hearts," e queremos expandir este número de pilares para oito." O executivo explicou que a meta é ter oito franquias que, assim como as outras citadas, consigam atingir a marca de 2 milhões de unidades vendidas pelo mundo a cada novo título, de forma que a empresa conseguisse lançar em média um best-seller por trimestre, considerando a média de dois anos de desenvolvimento para cada novo projeto.

Nota: Planos da Square ousados e agressivos. Mas a competência da empresa é a principal qualidade que nos faz acreditar que a possibildade de os fãs dos games do studio estarem com três novos blockbusters em 2010 é grande. Temos DQ IX arrebentando tudo no Japão, e saindo FF XIII e FF XIV, que certamente venderão mais que 2 milhões de unidades, em tempos de crise, ainda temos a projeção de mais três títulos novos com essas expectativas de venda...onde a Square quer chegar com isso? Ao domínio total do ramo RPG/Adventure?Bom, se por um lado temos a Square com planos desse nível para o mercado, vejamos o que a Ubisoft....


Depois do anúncio feito pela Ubisoft em julho de 67% de queda nas vendas de jogos para o Nintendo DS, a empresa passou a concentrar ainda mais esforços em propagandas. Apesar disso, as vendas de seus jogos para o portátil da Nintendo continuam caindo.

Mark Slaughter, da Ubisoft, falou que na época do Natal de 2008 a empresa conseguiu um grande sucesso devido às propagandas e fortes relações com as lojas. Porém, este ano a situação será mais desafiadora porque o mercado do Nintendo DS está diminuindo.

Slaughter diz que não é a única empresa que está passando por isso, e a Ubisoft terá que tentar defender o mercado que já conquistou. Segundo ele, a base instalada do portátil é grande e o mercado ainda existe, mas as empresas devem prestar atenção à fatia do mercado que ela deseja alcançar. Por causa disso a Ubisoft está investindo em propagandas direcionadas ao público casual, e espera que os jogos da linha Imagine continuem fazendo sucesso.

Nota: Ubisoft. Então você acredita que apenas propagandeando, e traçando parcerias com aslojas que vendem seus games, conseguirá se manter no topo das vendas? Queridinha, se os games não tiverem qualidade, uma hora a casa cai! Agora você culpa o próprio mercado para o DS - que vende mais que água no oriente-médio - em vez de olhar para o seu próprio trabalho e dizer " é, acho que está faltando caprichar mais na qualidade dos games". Invista no público casual, sim eles compram muitas vezes qualquer coisa. Mas lembre-se que a curva de aprendizado é progressiva e muitas vezes um gamer já com certa educação vai perceber que está trocando gato por lebre. Em vez da Ubisoft choramingar perdas, por que não faz como a Square, que pensa grande e faz grande? Linha Imagine? Faz-me rir!


As notícias foram extraídas do Wii-Brasil

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