terça-feira, 22 de setembro de 2009

The Early Years VI – Sobre carteiras, shoppings e games

Eu estava conversando a M**** L**** no hall de entrada escola, que se situava após a praça interna. Tínhamos nos aproximado não fazia muito tempo. Antes dela, os games haviam unido a mim e C**** primeiramente. Éramos inseparáveis até eu conhecer ela. Era intervalo do lanche, e a fila na cantina era grande. Olhávamos de longe, e eu podia identificar o C**** na fila, gordinho, seus cabelos lisos. O Game boy sempre à mão. Eu gostava muito do C****, ele era muito gentil, calmo. Me tratava super bem. Fazíamos sempre as tarefas juntos, na biblioteca. Ele era inteligente! Às vezes fazia meus trabalhos, mesmo eu dizendo que não era preciso... era um grande amigo. E sabia muito de games. O único na sala de aula com quem podia ter uma boa conversa de nerd. A M**** L**** se tornou minha amiga, desde o dia em que me viu com um cd do The Mission em cima da minha mesa. Daí em diante, começamos a conversar. Ela curtia além do TM, outras coisas como Siouxsie and the Banshees, Nick Cave, etc. O motivo de suas calças super apertadas e rasgadas. Ela era muito magrinha. Não ficava bem pra ela usar jeans daquele jeito. Suas pernas não eram grossas, e seu corpo carecia de ainda deformas mais definidas. Mas mesmo assim, tinha um rosto muito bonitinho, seu cabelo era volumoso, seus olhos...eu queria arrancá-los e trocar com os meus! Rs! Enquanto eu observava o C****, M**** L**** me disse: “você já percebeu como o R****** é estranho? Sempre de quipá, e com uma agenda na mão. Não fala com ninguém.” O R****** era o judeuzinho da sala. Sentava bem na minha frente, e em seis meses de aula, a única coisa que consegui dele foi um sorriso quando cheguei uma vez atrasada, e por um milagre consegui entrar na sala com a permissão da professora de português Ele me olhou e fez um sorriso tímido, enquanto eu caminhava envergonhada entre as cadeiras, buscando sentar no meu lugar o mais rápido possível. Ele era uma figura realmente esquisita. Sempre só, e com sua agenda pequena, de capa preta. Parecia ser bem observador. Acho que inclusive anotava coisas do cotidiano naquela agenda.

Estava ainda observando C***** na fila quando a M**** L**** me puxou pelo braço dizendo: “vamos, aqui está chato...vamos voltar para a sala..quem sabe o R****** está por lá.” M**** L**** era afim dele. Nossas conversas dentro de sala, vira e volta, terminavam no mesmo assunto: “R****** e sua esquisitice”. Eu não entendia o motivo dela querer algo com ele... o menino nem falava com ela! Aliás, o R****** era a maior incógnita da sala. Enquanto para mim, o C***** parecia ser muito mais interessante do ponto de vista mental, a M**** L**** não parava de pensar num menino o qual ela nunca trocou mais que duas palavras! Atravessamos o Hall. Subimos a primeira série de escadas. Enquanto andávamos pelo corredor que levava até a nossa sala, pensei no C*****: “o que será que ele devia estar jogando naquele Game Boy?” Talvez ele estivesse um pouco chateado comigo. Afinal, desde que eu e a M**** L**** nos tornamos amigas, acabei deixando-o um pouco de lado. Eu percebia como ele me olhava. Como denotava tristeza maneira dele me observar. Às vezes eu imaginava dizer a ele que não era para pensar daquela forma. Eu, C*****, continuava gostando dele do mesmo jeito. Só que agora também tinha a M**** L****, e ela era muito legal.

Ao chegarmos na sala, constatamos que não havia ninguém além de nós. Os dois primeiros tempos haviam sido de matemática. Aquele professor careca, maluco. Ninguém percebia,mas ele enrolava durante as aulas. Entre uma equação e outra, sempre contava umas piadas meio infames. Todo mundo achava o máximo, menos eu. Caminhei até a extremidade direita, onde um vão de janelas cortava toda a parede. Olhei lá embaixo. Ainda conseguia ver o C***** no lanche. Enquanto eu o observava, a M**** L**** me chamou bem alto: “C******! Vem aqui!” Me assustei, e olhando pra ela com os olhos arregalados fui lá. Ela estava atrás da mesa reservada aos professores, próxima ao quadro negro. Cheguei perto: e ela sorrindo me mostrou com as mãos uma carteira porta-cédulas. “Olha, o que achei!” Abrindo-a, dinheiro. Documentos. Cartões de crédito. J****A****** da S*****. O careca! 600 R$. Fiquei por alguns segundos olhando aquilo tudo. “Vamos para o Shopping!” – Disse a M**** L*****. “Isso é roubo...” – falei para ela, assustada.

Saímos mais que depressa da sala. Eu ainda sem ter raciocinado bem o que estava realmente acontecendo. Antes de sairmos, M**** L**** jogou a carteira pela janela (lógico que sem o dinheiro). Enquanto descíamos as escadas, vi que o C***** estava encostado na parede direita da porta do hall de entrada, jogando Game Boy. Enquanto a M**** L***** ia à frente, parei ao lado dele, e disse baixinho: “me segue!” O C****** me olhou como quem responderia:” hã!?”. Puxei-o pelo braço. Ele era tão bonzinho! Seguiu-me, sem perguntar nada. Fomos nós três rapidamente, para o portão de entrada da escola. No caminho, enquanto andávamos, fui explicando para o C***** o motivo daquilo tudo. A M**** L**** dizia: “vamos! Vamos! O Shopping é logo ali em cima.” A escola ficava na mesma avenida que um Shopping. Mais ou menos a um quilometro de distância. A gente ia andando, e eu e C****** começamos a conversar. Perguntei a ele se estava chateado comigo por algum motivo. “Não, claro que não!” - Ele disse. “Por que então não fala mais comigo como antes” – Perguntei. C***** me disse que na verdade ficava sem jeito de se aproximar de mim depois que virei amiga de M**** L****. Expliquei para ele que isso não tinha relação com a nossa amizade. E disse ainda que poderíamos, nós três nos tornarmos amigos.

Chegando ao Shopping, estávamos nós três: eu, C****** e M**** L**** com 600 R$ e sem saber ao certo o que faríamos com aquele dinheiro. “600 R$...pouco dinheiro.” Eu sei que pensou isso, meu desocupado leitor. Só lembrando: o ano era de 1995. A batata Pringles custava 1 R$ nas Lojas Americanas. Os CDs, na média de 10 a 15 R$ nas lojas. Enfim, o brasileiro sentia o poder do Real estar na proporção de “1:1” em relação ao Dólar. Caminhando pelos corredores, perguntei à M**** L**** o que faríamos. Ela me disse: “o que quisermos! Estamos ricas!” Entramos numa loja. CDs. Testamos váários. Ouvimos. O C*****...tadinho...era envergonhado. Eu, àquela altura das coisas, não pensava em punições. Se o professor ia descobrir ou escambau. Eu estava despreocupada, apenas ouvindo CDs, e escolhendo os que ia ficar. Ríamos, uma da outra, sem dizer nada, apenas imaginando a cara do velho careca doido, quando ele percebesse que a carteira dele havia sumido. Pegamos uns dez CDs. Eu e a M**** L**** tínhamos gostos musicais parecidos. Os CDs eram de bandas de rock, como Bauhaus, Succubus & Inccubus, Misfits. Coisas que a gente costumava ouvir. Nessa época eu estava começando a curtir Heavy Metal Melódico. Um menino do 3º ano, o S***** era vocalista de uma banda local do gênero. Ele era lindo! Por ter assistido uma vez um show da banda a qual ele era front man, acabei me interessando mais pelo estilo. Ele cantava muito bem...

De uma loja a outra, íamos vendo o que nos agradava, e simplesmente comprando. O C***** só acompanhava. Acho que ele não queria fazer parte diretamente do nosso ato malévolo. Ele era muito bonzinho. Desses meninos certinhos. Já era perto da hora do almoço, quando resolvemos parar a rodada de compras. Já tínhamos comprado CDs, roupas, sapatos, pulseiras, relógios. O dinheiro que sobrou ia servir agora para nosso almoço e talvez um cinema. Claro que escolhemos almoçar no restaurante mais chique do Shopping: L* F******. Comida Italiana. Ravióli com ricota de búfala, e tomates secos (só isso está anotado aqui no papel da minha velha agenda de 1995, mas eu sei que pedimos mais uns dois pratos). Enquanto comíamos, a M**** L**** começou a falar com o C*****. Ela o fez jurar pelo céu e a terra que ele não contaria para ninguém o que tínhamos feito, pois se ele dissesse algo, ficou decidido que ela o acusaria como mentor de tudo. Nós éramos meninas, acima de qualquer suspeita, e seria bem fácil de acreditarem numa versão dada por nós. Enquanto a M**** L**** falava aquelas coisas para o C*****, eu ria. Ela realmente era doida. Eu nunca havia me metido em coisa parecida antes! Até o ano passado, eu não matava aula, não fumava nem bebia. A M**** L*** me ensinou tudo isso. Eu estava feliz por finalmente ter uma turma na escola. Sempre fui uma esquecida durante toda a minha vida escolar, e agora eu estava num Shopping... almoçando com colegas de escola, e a comida era cara! Comemos muito. O C*****, gordinho como era, estava muito feliz com aquele almoço. Comeu mais que nós duas, não deixando nada na mesa. Pagamos a conta, e saímos. Nos dirigimos para o cinema, pensando no que íamos assistir. A M**** L**** disse que era estréia de uma comédia, com o Bem Stiler: “Os pesos pesados”.

Entramos no cinema, todos nós, abastecidos com Pringles. Eu peguei duas de cebola. Adoro. Sentamos nós três. Eu entre o C***** e a M**** L****. O filme era muito engraçado. Os gordinhos, no acampamento para emagrecer! Ri tanto! Acho que o C***** se sentia um pouco constrangido por isso. Mas nem eu nem a M**** L**** parávamos de rir. Num dado momento eu pensei até que ia vomitar, de tanto rir! Eu batia com as minhas mãos no braço C***** de tanto que eu ria. Tadinho! Ele não fazia nada, só dizia: “ai, C*****!” Tive que respirar fundo para fazer parar com o ataque de riso. Já calma, deitei desajeitadamente na poltrona do cinema, e enquanto assistia o filme, senti uma algo encostando-se ao meu ombro. Olhei discretamente, e percebi que era a cabeça do C*****. No mesmo instante, fiquei estática Parada. Não estava entendendo aquilo. Em seguida, uma mão vagarosamente toca a minha mão. “Será que o C***** está me paquerando?” Pensei. A mão dele continuava a tocar na minha mão carinhosamente. Gelei. Logo em seguida, meu corpo começou a arder. Era tudo novo pra mim. Não sabia como lidar com aquilo. Mas uma coisa eu percebi instintivamente: não queria me desvencilhar dele.

Durante o resto do filme permanecemos assim. Eu e o C*****. Não nos beijamos. Não ficamos. Na verdade, nada de mais aconteceu entre nós durante todo o tempo que fomos amigos. Ele nunca comentou nada comigo sobre aquele dia no cinema...

Nenhum comentário:

Postar um comentário