quarta-feira, 30 de março de 2011

Brütal Legend: Primeiras Impressões!

Fala, people!



Ontem resolvi jogar Brütal Legend. Já fazia tempo que ele estava encostado e nunca havia passado mais que cinco minutos testando-o. Pois bem, finalmente  joguei...e gostei do que vi! Quando soube que Tim Schafer estava à frente do game, sabia que Brütal Legend  seria "coisa boa". E  minhas impressões estão sendo bem condizentes com as expectativas que tinha sobre o game...


Brütal Legend é um tributo ao  "Heavy Metal". Tudo no título foi pensado visando estabelecer um argumento convincente para o mundo apresentado ao gamer. O próprio "miolo" de seu enredo é considerado um tema folclórico entre os "headbangers". Ora, desde que me entendo por gente existe no imaginário "metálico" o medo do verdadeiro "Heavy Metal" desaparecer em favor das  tendências pseudo roqueiras que estão na crista da moda. 

E a introdução do game apresenta de forma bem engraçada tal dilema! Por conta das trapalhadas da banda emo/nu/metal que assessora como roadie, o protagonista Eddie Riggs acaba se metendo em uma enrascada dos diabos... literalmente! Preso em um mundo de fogo e enxofre, Riggs deverá enfrentar o chefe dos demônios ... o Doviniculus... para escapar das labaredas do Inferno e libertar os humanos escravizados por suas hostes.  Inferno este que aliás, parece até ser um lugar bem interessante... pelo menos do ponto de vista "metaleiro".


Pois as referências à cultura "Metal" no game são muitas. Tanto do ponto de vista musical como visual. Trevas, sangue, mortes, fumaça... fogo... monstros, demônios...  está tudo lá. Mas da forma como o Heavy Metal os encara: com um  humor irônico bem caricato. E claro... sem "se" levar a sério. As piadas contidas nos diálogos entre os personagens são inúmeras e expressam isso eficientemente. O protagonista  é "badass" e "épico" [Riggs possue um machado com nome digno de figurar em alguma faixa de discos do Manowar ...ou você acha que "Separator" é um apelido singelo?].

E não falei  dos inúmeros easter eggs contidos no game. Apesar de ainda não o ter debulhado, logo de cara se saca muita coisa. O próprio nome do nosso herói "Eddie Riggs é uma referência direta ao Iron Maiden e seu mascote morto-vivo. E outros personagens como Lars e Lita Halford tem seus nomes "chupinhados" de personalidades famosas do mundo rocker [Alô Lars Ulrich, Lita Ford!... Rob Halford?!?!? Yuhuuuu!]. E isso é apenas a ponta do iceberg: Brütal Legend é um prato cheio para os fãs de Heavy Metal quando o assunto é "easter eggs" e "piadas internas". É de se ficar "caçando" a cada cutscene... a cada cenário... diálogo. O game traz muita satisfação nesse aspecto! Um verdadeiro teste de conhecimento pra quem se acha fera quando o assunto é Metal!


Toda essa "auto-referência cultural" do game é colocada à prova quando o jogador é confrontado com seu game play oscilante. Brütal Legend é  uma mistura de hack'n'slash com RTS [real time strategy]... mas sem a profundidade necessária para sodilificá-lo com referência de ambos os gêneros. Em um mundo semi-aberto Eddie precisa realizar missões para avançar no enredo... e existem escolhas a serem feitas que podem alterar os rumos da estória. Com seu machado "badass motherfucker" Separator e sua singela Flying V Clementine, nosso herói roqueiro enfrenta hordas de monstros decepando cabeças, esfacelando corpos... e até fazendo a terra tremer! Mas sem poder pular e bater[!?]. E infelizmente não há grande variedade de golpes e sequências.

Ainda, Riggs tem prerrogativas para controlas "minions" das mais variadas "tribos". Nos trechos RTS do game, podemos reunir asseclas para nos ajudar a realizar certas tarefas como destruir portões, e atacar demônios em grupos. Particularmente achei os momentos de estratégia mais interessantes. Mas ao mesmo tempo que isso pode ser um atrativo no game, também acaba deixando oseu lfuxo de gameplay repetitivo. Duas horas seguidas  de jogatina foram suficientes para eu dar uma "pausa" e jogar outra coisa [Tetris]... para depois retomar Brütal Legend.  


E eu não poderia terminar esse post "hands on" sem citar os sons do game. O primoroso trabalho de dublagem do Double Fine e a participação matadora de medalhões do Heavy Metal [como o Ozzy Mad Man Osbourne, Lemmy Kilmister e até Rob Halford!]  emprestando suas vozes dão um toque mais que especial para a sonorização de Brütal Legend. A trilha sonora espetacular [metal da melhor qualidade! \m/\m/\m/]... os diálogos engraçados e apimentados na medida certa [haja palavrão, ein... Jack Black!] são a cereja do bolo que se unem ao visual cartunesco totalmente sintonizado com o universo headbanger e fazem do título item obrigatório para qualquer fã do gênero.  

Curtindo em doses equilibradas a cada sessão de jogatina, Brütal Legend se torna  sem dúvida uma viagem agradável ao mundo do Heavy Metal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário