sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Demon's Souls: Análise

Oi pessoal,

Tudo bom com vocês!? Espero que sim, pois comigo está tudo ótimo. Comecei a escrever esse texto pela manhã mas creio que lá pela noite devo terminar, pois estou realizando uma tarefa que considero das mais difíceis na vida de uma blogueira gamer: escrever uma análise. E para piorar a situação... de um game que a blogueira adorou [a].

É isso aí. Você já deve ter adivinhado [claro, está escancarado no título do post! Rsrs!]... a análise de hoje é sobre Demon's Souls. O game que mais me consumiu esse último ano, e que ainda me consumirá por um bom tempo! Terminei recentemente o maravilhoso título do studio From Software e acho que já estou "habilitada" para falar um pouco dele com certa propriedade. E vocês, meus queridíssimos leitores que acompanham fielmente o "Diário..." devem saber que ao longo dos seus mais de duzentos posts a Tia Love.is.a.tragedY distribuiu muita informação sobre Demon's Souls. Mas hoje  a coisa deve ser mais séria, pois vou falar de tudo o que gostei e odiei no game.

Enfim, querem saber o que eu penso sobre Demon's Souls?! Continuem lendo...


Mitos. Escuridão. Sombras e sangue. Ingredientes cabíveis em qualquer  enredo gótico que se preze, certo!? Sim! E quando misturardos na medida certa a um tema medieval/fantástico... o que dizer?

Bom, eu recitaria um mantra que aprendi logo que iniciei a minha primeira aventura nas terras de Boletaria.

On the first day, man was granted a soul... and with it, clarity.

On the second day, upon earth was planted an irrevocable poison...

a soul-devouring demon....

É sempre isso que me vem a cabeça ao pensar em tais referências quando se trata de um game nesses moldes. É sobre esses assuntos que trata Demon's Souls... action RPG produzido pelo studio japonês From Software em parceria com a Sony Japonesa e lançado pela Atlus e pela Nanco no Ocidente em 2009/2010.

A premissa de enredo  Demon's Souls é das mais desesperançosas possíveis para o bravo jogador que se aventurar em desafiar o game. Em tempos imemoriais as Terras do Norte foram possuídas por hordas de demonios comandadas pela entidade maligna conhecida como  "The Old One."  Assim, metade da humanidade foi devastada a ponto da Terra se transformar em um lugar praticamente inabitado. Mas os Monumentals uniram suas forças oriundas das Soul Arts e baniram o terrível ser em um sono eterno... no Nexus.


O Nexus, morada de todas almas desencarnadas que reclamam por seus corpos... também fez parte dos planos elaborados pelos Monumentals  para a  restauração das terras devastadas. Dividindo-a em archstones e presenteando suas partes aos reis poderosos da Terra... o mundo outrora destruído finalmente retornou aos seus dias de paz e prosperidade. Até que o Rei de Boletaria Allant XII, em busca de poderes sem limites e riquezas para o sua dinastia... secretamente acordou o Old One.

Em vez de bonança, a terra paulatinamente foi dominada por uma névoa sufocante que destruiu mais uma vez suas criaturas. E os reinos, outrora prósperos... mais uma vez se transformarm em morada de demônios e monstros malignos. Poderosos heróis guerreiros se aventuraram em busca de libertação para os reinos tomados pelos poderes das trevas, mas nunca retornaram aos seus lares....


Até que então um guerreiro desconhecido surge. E assim, uma nova esperança se faz existir a todos os sobreviventes da terra devastada. Mas, espere. Ganharia o mundo um novo Herói? Ou os demônios um novo escravo?

Essa é a nossa demanda em Demon's Souls. O game te confronta com cinco regiões [Boletarian Palace, Stonefang Mine, Tower of Latria, Shrine of Storms e Valley of Defilement] povoada por desafios que vão testar sua perseverança como nunca você a praticou antes. O action RPG exclusivo do PlayStation 3 é um game difícil. E que leva você a repensar o seu conceito de "atenção" ao se jogar video game. 

Sim, porque em cada canto do cenário, cada inimigo [do mais simplório até o mais assustador]... absolutamente qualquer dificuldade imposta pelos criadores do game...  pode ser fatal. Demon's Souls é um game singular nesse aspecto. Ele não facilita a sua experiência. E a sua curva de aprendizado  é alta [como a de qualquer RPG que se preze]. Assegure-se disso: você morrerá muitas e muitas vezes em qualquer fase de Demon's Souls. Mas não se preocupe.  A Morte no game faz parte de um processo natural que está atrelado ao conceito primordial de seu enredo.


Assim, em Demon's Souls "morrer" é mero detalhe de uma inteligente interação que visa ensinar o gamer  a lidar com o universo do jogo. Pois se você entender que o inovador modo online do game imprime tal conceito através dos modos cooperativos [que pode ser por vias de summonização dos jogadores que representam o espírito de guerreiros errantes que buscam reencarnar através da recompensa por ajudar os jogadores que são os guerreiros vivos em suas demandas pessoais para a libertação de todos os reinos das garras do Old One],  de combate [que por outro lado se dá quando um jogador desencarnado invade dimensões alheias em busca de combates para recuperar sua forma corpórea  e receber o prêmio que é  ganhar as almas coletadas pelo derrotado como prêmio...], ou mesmo através da possibilidade das  providenciais Bloodstains [que materializam os momentos finais  dos jogadores que falharam em suas aventuras para salvar as Terras do Norte e que são  alertas de perigos em potencial] e das Mensagens deixadas no chão [que podem ser usadas por outros jogadores com o intuito de alertar você também de perigos - e o game te incentiva a isso, pois existe um sistema de recomendação que gratifica o jogador que recomenda uma mensagem com restituição de saúde - ... mas que podem também ser usadas para enganar os incautos...] vai por fim realizar que,  a morte muitas vezes em Demon's Souls não é sinônimo de frustração... e sim de um doloroso [mas recompensador] aprendizado que visa satisfazer o gamer de um modo pouco comum à forma atual da Indústria lidar com seus consumidores. Em suma: para sobreviver em Demon's Souls você terá primeiro que morrer... muitas vezes.

 Outro detalhe soberbo que se liga intimamente com a questão de "Vida x Morte" do game é a perfeita sincronia que deve haver entre estratégia e execução. Em Demon's Souls não há espaço para nenhum tipo de erro no decorrer de suas ações pois não existem facilidades para ajustes prévios de itens, magias e atributos. Tudo deve ser resolvido antes de se enfrentar qualquer fase, e de preferência no Nexus. O game não oferece opção de "pause" e sua ação se desenrola sempre em tempo real, assim o jogador acaba se obrigando a traçar estratégias através da criteriosa escolha dos itens que fazem parte do menu rápido controlado pelo D-pad do Dual Shock 3. E a variada quantidade de armas, armaduras, escudos, ervas, anéis, itens de ataques, magias e suas inúmeras combinações... acaba proporcionando momentos de reflexão prévia a respeito de cada fase e seus perigos.  No melhor estilo dos RPGs ocidentais que se espelharam na aclamada série Diablo, Demon's Souls cobra reflexos precisos através de respostas responsáveis do gamer em seus combates de estilo hack'n'slash estratégico. Ataques fortes, fracos, defesas, esquivas, combos... são peças fundamentais no quebra-cabeça que são os combates do game e desse modo as lutas contra os chefões tomam proporções nada menos que épicas. Além de  em sua maioria gigantescos, eles são também  facilmente mortais. Quando muito três golpes podem dar cabo de qualquer guerreiro desavisado. Do mais forte ao mais fraco.


E o conceito de "morte" em Demon's Souls facilmente pode  ainda se extender ao de liberdade no game. Exato. Você é livre para explorar qualquer archstone, na ordem que quiser [e se conseguir sobreviver, claro]. O mundo é aberto no game... e isso acaba potencializando a sensação de estratégia no jogador. Cada guerreiro é livre para trilhar o seu próprio caminho, viajando desde o palácio de Boletaria [morada dos espíritos de nobres cavaleiros que falharam em suas missões contra o Old One] até pântanos sufocantes e desfiladeiros sinistros povoados por monstros e almas demoníacas.

Sendo assim, escolher o seu caminho significa traçar um destino em meio a uma avalanche de acontecimentos que a todo momento modificam os rumos do game. Em Demon´s Souls suas ações o levam à duas realidades de mundo distintas: White e Black. Cada uma com itens, NPCs, inimigos ...e acontecimentos diferentes. Ao mesmo tempo que se vive duas realidades paralelas [a " vida" e a "morte"], tal conceito interage com ambas provocando uma indvidualização na experiência  em cada gamer que joga Demon´s Souls. E cada vez que se joga novamente o game, as experiências se renovam. [on and on]  mantendo  o seu  fator replay em níveis altíssimos. Jogar Demon's Souls sob esse prisma se transforma em uma experiência sem fim e coloca o gamer numa posição de aprendiz a cada vez que o game é revisitado. E se você adicionar isso às possibilidades oriundas das características individuais que as dez classes [soldier, knight, hunter, priest, magician, wanderer, barbarian, priest, temple knight e  royalty] disponíveis no game e no modo como se evolui todas as stats... [que se dá pela compra de pontos  através de "souls"   coletadas com a morte de inimigos, chefes e black phantoms...]  perceberá facilmente que as opções no game são tantas que o levarão a se desprender de incontáveis horas para absorver tamanho conteúdo de seu gameplay.


Mas tudo tem o seu preço e com Demon's Souls essa máxima se faz presente em alguns momentos de forma marcante. O que o From Software investiu em possibilidades tratou de forma austera em certos quesitos técnicos. Os gáficos do game não chegam a impressionar em nenhum momento e sua sonorização é nada mais que discreta [se destacando apenas nas dublagens e em momentos chaves... como nas batalhas contra os chefes]. De qualquer forma, a direção de arte de Demon's Souls não chega também a impressionar, e apesar dos conceitos visuais góticos existirem em sua plenitude foram executados de uma forma moderadamente  econômica. Se você busca visuais luxuriantes em Demon's Souls é melhor passar longe. O game não vai entragar isso a ninguém.

Por fim, os atributos de Demon's Souls o fazem uma espécie de pedra angular do seu gênero. A grande surpresa  em que ele se transformou ao merecidamente se estabelecer como uma  referência da atual geração de consoles fazem do game um divisor de águas  por conta de seus atributos online e conceito apurado de aprendizado/recompensa. Para mim, é até agora a maior referência action-RPG da current gen. Que venha Diablo III. E que venha seu sucessor Dark Souls.

Nenhum comentário:

Postar um comentário