segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O meu dia do Jogo Justo: 10 para o Moacyr - 0 para o Walmart!

Oi pessoal,

Bom dia! Como foi o fim de semana de vocês? O meu foi de muitas emoções! Está tudo calmo aqui no trabalho e estou me aproveitando disso pra dar uma passadinha na net pra saber como as coisas estão, certo?! Enquanto leio feeds e passeio no Orkut, vou contando pra vocês o que rolou comigo esses  últimos dias!

Então, sábado último [dia 29] rolou a campanha do Jogo Justo. Eu sei que vocês devem ter sentido falta de posts meus falando sobre isso... na verdade eu preferi tomar a atitude de ficar na minha e "pagar pra ver" o que ia sair de concreto com toda a movimentação que o Moacyr Alves Junior [idealizador do projeto] realizou nos últimos meses a respeito do assunto. E eu sei, é provável que vocês estejam pensando nesse momento que minha posição tenha sido egoísta sobre o Jogo Justo...
 
O que tenho a dizer? Bom, eu amo video games... e em trinta e poucos anos  já vi tudo o que vocês podem imaginar a respeito do que o Moacyr está tentando [com louvor...diga-se en passant] fazer. Mas já estou "calejada" de decepções quanto a isso, sabem!? Quando soube do Jogo Justo, esperei mais informações surgirem para decidir se usaria ou não o blog como divulgador de tal iniciativa. Enfim, resolvi participar da melhor forma que minhas convicções permitiram: compraria games... o quantos fossem possíveis e valessem a pena.

E aí que me enganei. Aqui em M***** nenhuma loja apoiou a campanha. Sim, me restava as compras online. E apenas o Walmart estaria participando do Jogo Justo com vendas online... por isso minha expectativa em relação à loja era grande. Já haviam divulgado a lista dos "games top" que estariam à venda por 99R$ no dia 29: Assassin's Creed: Brotherhood, Castlevania: Lords of Shadows, PES 2011. Bom, LoS já faz parte da minha gameteca, PES... meu namorado prefere FIFA... mas estava afim de comprar... enfim... eu compraria Assassin's Creed e namorado compraria o PES. Mas não acabava aí... segundo o próprio Moacyr no Twitter, o Walmart divulgaria uma lista completa dos games que estariam disponíveis com preços reduzidos no dia do evento. Agora era aguardar, para ver apenas no dia.

Mas pra mim não importava muito isso! Eu estava focada no Assassin's Creed: Brotherhood [tenho os dois anteriores... é uma franquia dessa geração de consoles que curti bastante]. Programei o despertador do celular sexta de noite [dia 28] para disparar às 6:45 do sábado. O lap ficou ligado a noite toda conectado à net, na página do Walmart...

Sábado acordei. O celular tocando "Sacred Shabbath" da Lorenna Mackennith [meu toque do despertador]... fiz minhas preces... escovei os dentes, lavei o rosto... voltei à cama...e peguei o meu lap que estava do lado da cama. Namorado ainda dormia feito um bebê...

Fiquei dando F5 no site do Walmart. Esperava algum sinal de preços promocionais no link "Jogo Justo". Derrepente, estava lá: Assassin's Creed: Brotherhood - 99R$! Cliquei em "espiar", depois em "comprar"... e por último em "finalizar a compra"... e ... então apareceu:


SERVER BUSY


FUUUUUUUUUUUUUUUU!

Decepção total. O site do Walmart caiu em menos de quinze minutos de Jogo Justo! Fiquei desesperada dando F5 pra ver se acontecia um milagre a aparecia a tela com a mensagem "compra finalizada"... mas nada! Tentei umas duzentas vezes mas não teve jeito! O Walmart havia sido "derrubado" pelo Jogo Justo [...ou derrubado o Jogo Justo!? Será?!]. Fiquei pelo menos uma hora tentando comprar AC: B... mas não consegui. Frustrada, fui cuidar da vida...

Meu pensamento era só um: "como o Walmart, uma cadeia de lojas... que deve faturar uma grana altíssima com vendas online dos mais variados produtos... não se preparou para isso?! Como não reforçou seus servidores!? Deve ter levado  um "tombo" de prejuízos pelo site ter ficado fora do ar um bom tempo... ou será que algo podre  havia por trás de tudo isso!? 

Não dava pra saber, mas logo em seguida surgiu uma informação que o Walmart -apesar de ter saído do ar por conta da sobrecarga de acessos - pararia de vender os games... mas voltaria às 23 horas [horário de Brasília] com os preços de games reduzidos. "Ahhhhh... estão de palhaçada! Não era o dia do Jogo Justo!? Agora vai ser o momento do Jogo Justo!!?!?!?!?!"  pensei  - ao saber disso! De qualquer forma, só me restava esperar. Quem sabe de noite eu conseguia comprar alguma coisa  [ à aquela altura dos acontecimentos... já estava perdendo as esperanças de comprar o AC:B...].

E foi o que aconteceu... [aliás foi pior ainda!] Às 21 horas [horário do A*******]  o Walmart voltou com o Jogo Justo, e finalmente pude ver qual era a lista secreta que eles disponibilizaram: só games TOSCO! Sabe aqueles games encalhados o ano todo... aqueles que ninguém compra?!  Tipo Hannah Montana, Dark Void... etc?! Pois é... eram ESSES os games da LISTA SECRETA do Walmart! E nada de Assasin's Creed: Brotherhood. O produto já estava esgotado! Mas... interessante... em outros momentos do dia, acessei o site da loja...e estava lá: AC: B por 199 R$!

Com tudo isso, só me restou desistir de ajudar o Jogo Justo comprando alguma coisa. Afinal, eu gosto de fazer o Bem, mas também não sou otária pra comprar game tosco por 60... 70 R$... 

E assim foi a minha experiência com o Jogo Justo. É realmente uma pena que "as coisas" não tenham acontecido aqui na cidade. É uma pena também a atitude do Walmart... que empurrou tranqueiras para os gamers que esperavam uma lista interessante de jogos a preços acessíveis... e foi inocente o suficiente [ou teria sido esperto!?] para não reforçar os seus servidores num dia em que era de se esperar muito acessos no site de vendas online.

Mas as coisas não foram ruins no geral... acompanhei a movimentação pela internet, e parece que as coisas bombaram em vendas nas lojas físicas. Muita gente comemorando em foruns por ter comprado games a preços acessíveis... e até matérias sobre a campanha saiu no Jornal Nacional! E no Olhar Digital também! Palestras pelo Brasil foram feitas sobre os mais variados temas relacionados aos games... enfim, acredito que o objetivo da campanha foi atingido: a problemática dos games no Brasil recebeu atenção da mídia e [por consequência] das pessoas também!

Moacyr está de PARABÉNS! Nota 10 pra ele [e nota 0 para o Walmart]. Esse cara vai longe... o Jogo Justo é o maior movimento que já vi no Brasil em relação a games. Espero ansiosamente outras ações do Jogo Justo em breve. E que da próxima vez, mais lojas apoiem a iniciativa... e que também eu consiga comprar algum game...rsrsrs!

2 comentários:

  1. Ainda acho que o Moacyr foi fazendo as coisas muito nas coxas.

    Apóio a iniciativa, mas também não posso deixar de observar estes inúmeros erros.

    Quem sabe na próxima.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, X... o Jogo Justo teve seus erros... mas ainda assim certamente está sendo a maior iniciativa do gênero em nosso "Brasil brasileiro"... com um maior apoio das lojas e um alcance maior nos estados do país... certamente se fará mais barulho em cima da problemática que é vende/comprar games aqui!


    Beijo!

    ResponderExcluir