quinta-feira, 22 de abril de 2010

Will Motion Controlling prevail?

Oi pessoal,

Em um interessante artigo, Blake Snow do GamesBeat fez uma breve análise da situação atual dos controles de sensores de movimento em relação à indústria gamer. Em 2006, após mais de cerca de vinte anos com os D-pad e alavancas analógicas reinando no cenário dos controles de consoles, a BigN conseguiu institucionalizar a nova moda gamer dos controles de sensores de movimento, pois esse ano finalmente chegam às lojas os esperados Natal e PlayStation Move.

Seria esse o fim da era dos controles como os conhecemos no passado gamer? Para Blake não. Segundo ele, as pistas já estão por aí tem algum tempo. Dos lados da Microsoft é dito que o Natal "é um complemtento à experiência do Xbox, e que a empresa continuará focada em seu lineup fundamental de games."

  E a Sony  mantém o mesmo discurso. "Enquanto o Move dá uma significante vantagem  para  novas maneiras de interação com o console, eles claramente não foi feito para substituir a experiência  com os controles tradicioais.. disse Patrick Seybold.  O Move foi desenvolvido para conviver harmoniosamente com o ual Shock 3, e oferecer aos consumidores mais opções para o tipo de conteúdo que eles desejam."

O ponto talvez esteja no tipo de conteúdo que os controles por sensores de movimento tem proporcionado e sua relação com a experiência gamer. Blake define tal aspecto como um "lanche" se comparada à proporcionada pelos controles tradicionais. " Os games destinados à esses controles estão à meio caminho  das experiências mais complexas... os controles tradicionais serão dominantes na indústria pois até o momento nenhum controle por sensores de movimentos pode oferecer o nível de complexidade que é necessário para os shooters e games de ação de hoje"... diz o analista.

Entretanto, apesar disso não dá para afirmar com certeza quem vencerá a luta entre os controles por sensores de movimento e os tradicionais. Jeremy Anderson, game designer independente frisa que as respostas poderão estar na próxima geração de consoles. A Nintendo claramente colocou o Wii-mote + nutchuck como seu padrão, tornando o Classic Controller apenas um add-on a ser usado opcionalmente. Sony e Microsoft trazem o lado oposto da moeda.  "Se Sony e Microsoft usarem tal tecnologia em seus próximos consoles ( e a Nintendo certamente fará isso) então poderemos dizer adeus aos controles tradicionais." 


Nenhum comentário:

Postar um comentário