segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Porque eu escolhi um PS3 (mas não foi só ele): pt 1 de 3

Olá pessoal, 

Quem acompanha o "Diário.." sabe que eu tenho os três consoles current gen. Faz alguns dias, e surgiu um tópico na amada comunidade que eu participo  (sobre o triplamente amado console Playstation 2 que eu tenho e não troco não vendo não dou não empresto) a respeito de uma dúvida que pode estar consumindo as entranhas verminosas de muito nerd que ainda não se decidiu sobre para qual plataforma migrar nessa geração de video games.

Claro, muitas opiniões foram expostas. Confesso meus dedos coçaram  para postar logo que vi o tópico. Mas esperei. Queria ver ser ele não viraria "Console Wars" (apesar de que considerava muito difícil que isso acontecesse  por lá, pois o nível dos participantes assíduos é muito alto, e a moderação funciona mesmo, não tendo dó nem piedade de trolls randoms e flamers que só querem promover o caos e a desordem).

Por fim, postei a minha opinião. Interessante que o pessoal gostou, e alguns amigos me disseram que o texto ficou legal o suficiente para virar post do "Diário..." 

Então, à pedidos... coloco aqui a primeira parte desse texto. Fiz alguns ajustes para deixá-lo mais compreensivo e sem erros de digitação. Vamos lá?

Vamos! Vamooos  logo, Tia!

Ok! Segue a primeira parte  do texto abaixo:

"Então, a título elucidativo eu resolvi postar aqui prós e contras dos 3 consoles da current gen, através de experiência própria (a.k.a. conhecimento de causa):


Antes de mais nada, qual é o melhor? Não existe. Acho que a pergunta mais coerente que deveria ser feita é: qual deles atende as suas necessidades? Cada console (PS3, Xbox360, Wii) possuem peculiaridades  que podem ir ao encontro dos anseios de diferentes perfis  de gamers.

 Sobre o PS3:

O console da Sony possui as franquias que cairam no gosto da grande maioria dos gamers de duas gerações para trás (sem contar com essa). Sua linha de exclusivos (leia-se GoW, games do Team ICO, Gran Turismo KillZone, Série principal da franquia Metal Gear) são grande atrativos para os que tiveram um PS2. E um PS. E um PSP. Lembrando que o PS e o PS2 são consoles históricos e que dominaram o mercado por mais de 10 anos, é fácil compreender porque o nome "PlayStation" pesa muito numa  escolha. Um PS3 não costuma apresentar problemas. Possui o tão desejado drive da mídia que foi escolhida como sucessora do DVD. E em relação a esse aspecto é a melhor relação custo benefício frente a todos os outros leitores BR do mercado. 

Quanto ao controle DS3/Sixaxis. Não existe gamer que não tenha familiaridade com o design dele. Apesar de caber perfeitamente em uma mão "média", o tamanho os botões L1L2/R1R2 podem provocar "esbarros" em dedos afoitos.

Minha net é ruim o suficiente para ter desistido de jogar on line, mas ainda assim, consigo (conseguia, pois deu um problema no meu windows e não consigo compartilhar a rede com o PS3) acessar a PSN, para atualizar o firmware e baixar demos.

Atualização: Consegui finalmente resolver o problema da net. Na verdade, o Firewall do Windows que eu uso no meu notebook estava sem um arquivo de registro. Gente, vocês não tem noção de como eu sou n00b em relação a essas coisas. E tive que ralar em fóruns de informática estrangeiros à procura de alguma informação para o problema. Finalmente, tá tudo bem agora [Entei]... e voltei a acessar a PSN. Apesar de o lag imperar e eu não jogar on line, baixo demos e converso com os amigos tranquilamente. Já estou com a Demo de Dante's Inferno...achei demais. Vai valer uma minianálise, ein! Aguardeeeemmmm...

Vamos continuar...

Sua rede on line oferece recursos diversos, mesmo não sendo paga. O ambiente é simples, e dizem que os servidores por vezes não dão conta do recado. Produzir games para o PS3 é um processo complicado pois o console tem como processador central o Cell, que não é facilmente manipulável para os que lidam com produção de games.E o console da Sony acaba quase sempre sofrendo com esse detalhe em games multiplataformas Eu digo quase sempre, pois existem casos específicos como o de Dragon Age, que teve uma equipe da Bioware só para portá-lo para o PS3. E que segundo o LensofTruth e o DigitalFoundry,ficou melhor visualmente no PS3

Mas isso nem sempre acontece. É só ver o resultado de Bayonetta. Ainda, além da perda de qualidade em texturas, ainda existem muitas vezes loadings mais lentos (o leitor BR do PS3 é lento) e quedas de framerate por conta das dificuldades no processo de portar games com plataforma base o Xbx 360. Mas é claro, tais detalhes só crescem em olhos  especializados nesses quesitos..."

Atualização: na verdade, eu comprei o PS3 por conta dos seus games exclusivos. Especificamente God of War 3 e qualquer outro game do Team Ico já fazem valer a pena ter o Grill da Sony... mas graças à D-us, o conosole tem MUITO mais a oferecer. E isso acaba deixando satisfeito qualquer gamer que tenha acompanhado pelo menos  as duas gerações de consoles de mesa anteriores.

E continua...

3 comentários:

  1. ótimo o post. vc deveria ser redatora da edge.

    ResponderExcluir
  2. Li o texto original na comunidade e, sinceramente, ele devia ser impresso e distribuído nas lojas de videogame pra, não apenas os clientes, mas os lojistas também aprendam muito sobre os videogames da nova geração.

    ResponderExcluir
  3. Dá-lhe Tia Love is a Tragedy.
    Mais uma vez mostrando que mulheres podem sim entender de videogames.
    Quero ver o porquê de escolher um 360 e um WII, também.

    ResponderExcluir