quarta-feira, 29 de julho de 2009

Artigo de Sean Malstrom - "M$ ignora Big N " (o título é meu).

[...]
O Wall Street Journal está dizendo que a Microsoft criou uma câmera 3D com sensores de movimentos.O artigo do Wall Street Journal foi escrito como se a MS tivesse criado esta câmera como uma resposta ao Wii. Isto é muito improvável, porque o tempo certo para mostrar um desafiante ao controle da Nintendo seria na E3 2008. É tarde demais agora. É muito compreensível porque alguém acharia que uma câmera com sensores teria como alvo o Wii. O Wii está superando em vendas seus concorrentes, então é natural achar que eles querem tirar lascas das vendas do Wii.

Entretanto, esse é o velho jeito de se ver os jogos. Os games mudaram. Se as empresas de consoles fossem Atari, Nintendo e Sega, então sim, seria certo desejar liderança de mercado. Atari, Nintendo e Sega são companhias de games em sua essência. Elas também são fabricantes de software e hardware integrados. Essas empresas são similares entre si em termos de missão e prioridade.


A Nintendo ainda está com essa missão. É por isso que sempre achei a Nintendo a mais fácil de entender porque ela tem muito mais histórico deixado no seu “rastro” na indústria dos consoles de games que ilustra como ela trabalha. A Nintendo está seguindo mesma exata missão que seguia com o NES: vender quantos sistemas for possível, criar quantos jogadores for possível. O Super Nintendo, o Nintendo 64 e o GameCube foram diferentes porque eles tinham por alvo superar seus concorrentes (por exemplo: o console foi projetado para possuir “gráficos melhores” etc.) A Nintendo parou com a competição direta porque não existem mais concorrentes diretos. Atari e Hudson param de fazer consoles e a Sega, a última competidora, saiu na geração passada. A Nintendo parece acreditar ser a única compania de games que sobrou.

Então, para ela, é como se toda a era do NES voltasse de novo. A Sony é uma história muito diferente. A Sony não é uma empresa de games. A Sony não é uma empresa de software e hardware integrados. Kutaragi não fez o PSX simplesmente para rodar games. Sua missão era criar um computador para a sala de estar que eventualmente causaria uma ruptura com os computadores da MS tendo com “pano de fundo” o “jogar vídeo game”. De fato, o exemplo de ruptura mais famoso da indústria dos games é o PSX. Só que a ruptura não visou como alvo “o jogar vídeo game”, mas sim o entretenimento nos PCs. A Sony foi extremamente bem sucedida em tirar as companhias (de games) do PC e inseri-las nos consoles. Isso significou que os desenvolvedores de jogos passaram a usar API’s abertos. Eles não estavam usando a plataforma da M$.


A M$ detectou esta ameaça e iniciou uma estratégia de defesa. Esta estratégia é a Franquia XBOX inteira. Para parar a ameaça Playstation a M$ competiria com a Sony na arena de batalhas do “jogar vídeo game”. Em outras palavras, a Franquia XBOX é uma propina para os desenvolvedores de games não usarem API’s abertos. A M$ não vê a Nintendo como uma ameaça. A Nintendo não tem desejo nenhum de entrar no mercado do PC (em relação aos games) de qualquer forma. De fato, a Nintendo faz tudo o que pode para se diferenciar dos PCs. Na Nintendo, descrever alguma coisa como um “um game de PC” é uma maneira de insultá-la (Miyamoto fez isso publicamente: “Ah, aquilo parece um jogo de PC!”).

Na E3 2008, a M$ proclamou que venderia definitivamente mais que o PS3. Todos os movimentos do XBOX 360 estão muito focados em conter qualquer coisa que a Sony esteja fazendo, do “gloriosamente” obsoleto drive de HD-DVD aos filmes para download. Uma característica extremamente popular da franquia Playstation é a Eyetoy que ficou bem popular na Europa e em alguns lugares. Enquanto tudo o que temos até esse momento são rumores vagos, eu arriscaria dizer que esta câmera de controle de movimento que a M$ está criando teria por alvo conter o Eyetoy.


Em outras palavras, a M$ está fazendo “de tudo” para não permitir que o PS3 se diferencie do XBOX 360. Eu até suspeito que os “avatares”da M$ foram mais focados em competir com o Home da Sony do que com os Miis do Wii. A M$ quer enterrar o Playstation. Eles não ligam se o Wii é absurdamente popular. Ele não está sugando os desenvolvedores para fora dos PCs ao menos não como PSX fez.

Considere a posição da M$. Eles têm que responder às contínuas rupturas de toda a indústria de computadores. A ruptura do netbook foi causada quando se colocou o Linux num hardware de computador muito barato que mal podia fazer mais que usar a internet. A M$ rapidamente respondeu oferecendo uma versão “barateira” do Windows XP para esses netbooks. Em telefones móveis, novamente, a M$ está “arremessando” praticamente qualquer versão de seu OS apenas para prevenir que qualquer outra plataforma se fortaleça. A M$ vai eventualmente ir atrás da Nintendo, mas eu não acho que esta é a hora, e o Wii não está prejudicando a M$ diretamente. Considere Apple (fabricante de hardware/software integrado). A M$ está indo duramente atrás dela nos últimos tempos. Anteriormente, estava preocupada com o Google e o Netscape causando ruptura de negócios com seu OS.

Nesta E3 veremos quantos jornalistas vão escrever que a câmera de controle de movimentos da M$ é uma resposta ao Wii enquanto esquecerão completamente do Eyetoy da Sony.


Tradução livre realizada por Love.is.a.tragedY

http://seanmalstrom.worldpress.com/2009/05/15/microsoft-is-responding-to-sony-not-nintendo


Afora as forçadas de barra do Sean, como por exemplo dizer que o Projeto Natal foi idealizado para concorrer com o EyeToy, que os novos avatares da M$ concorrem com a Home da Sony e etc (isso me cheira a histerismo conspiratório), é bem coerente crer que existem duas frentes de batalha na current gen. Enquanto M$ e Sony se degladiam, cada uma criando respostas à altura para ambas, a Nintendo vai realizando a meta de transformar o conceito do Famicon numa realidade. It's only gaming. But I like it!

5 comentários:

  1. O que eu acho é que a M$ quer é monopolizar o mercado sim, só que ela ataca a $ony primeiro, por esta estar mais vuneravel e por isso ser mais facil. A Nintendo ao me ver tá na frente por que ela finalmente estendeu ou voltou a entender que Hardware não é tudo, o que importa é os jogos serem jogaveis. A maioria do pessoal ta comprando um WII+ (QUALQUER OUTRO), por isso, pois o Wii TÁ MUITO DIVERTIDO!!

    Mas o plano da M$ é simples: Primeiro faz a $ONY amargar prejuizos e diferente dela a $ONY, não pode e não quer bancar tanto preju e quando ela sair do mercado a M$ larga uma montanha de dinheiro para Soft e ganha a briga com os jogos exclusivos. Pois é isso que ela faz para manter seu OS, se não é por bem é por mal mesmo.

    Mas ai a coisa é um duelo de titãs e o Super aqui é um mero heroi e jornalista assalariado, nas horas vagas :p

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse texto. De fato, abre uma nova visão para o mercado de videogames.

    Tão bom quanto o artigo "Homens-pássaro e a falácia casual", já leu?

    ResponderExcluir
  3. Bom se houvesse uma fusão pra balançar essas estruturas de mercado atual.

    ResponderExcluir
  4. O Project Natal é uma resposta de marketing pesada contra o Wii ao mesmo tempo que é uma resposta direta no coração da Sony.

    Quando Malstrom falou Eyetoy, acredito que ele estava mencionando também a Pseye (a mais recente).

    Tem um vídeo que porva como o Natal é igualzinho à câmera da Sony.

    http://www.youtube.com/watch?v=6gOVj_I5npA

    ResponderExcluir