quarta-feira, 6 de abril de 2011

[TUTORIAL] "COMO aprender sobre o destravamento do PS3 [em 7 partes] - By G******* M******

E aí, meus queridos neófitos padawans! Tudo bom com vocês?

Espero que sim, ein! Hoje tive um dia ...muuuuuito cruel no trabalho... tô super cansada, mas não posso deixar de dar uma passadinha aqui..no meu querido diário eletrônico. Até porque, estou cheia de novidades para contar a respeito das minhas jogatinas de The Legend of Zelda: Phantom Hour Glass!

*_*

Avancei muito no enredo esses dias jogando durante minha folga do almoço... se eu contar que estou já totalmente encantada com a trama de Link & Cia na busca pelo Ghost Ship vocês me dão um desconto!? Afinal, tal  informação para os leitores fiéis do "Diário de uma Gamer"  significa "CHOVER NO MOLHADO", certo!?

Então, consegui sobreviver às armadilhas do Temple of the Ocean King [pela terceira vez]. Resolvi um enigma "cabeludo" no andar B6... não é difícil... mas tem que prestar atenção nas informações contidas nas seis lápides espalhadas na sala. Elas dão as coordenadas para a resolução do mistério que é abrir a porta vermelha que leva à localização da Sun Key. Leia cada um dos textos contidos nas tábuas atentamente... eles contém uma ordem inusitada que será utilizada para  se "desenhar" na porta vermelha que leva à câmara central do Templo. É só anotar a sequência no mapa do andar...e ligar os "pontinhos"... e pronto! A porta se abre!

 @_@

E a maior surpresa... dentro da câmara, nada de Sun Key. Apenas um engaste em formato de "sol" localizado no alto de uma escadaria ao centro do salão. E mais um enigma [e esse até agora foi o enigma mais legal de se resolver do game]... ao se aproximar do símbolo solar...uma mensagem...

"PRESS THE SACRED CREST AGAINST THE SEA CHART TO TRANSFER IT"

Na tela superior, o mapa da região sudoeste do oceano representado "ao contrário"....e com uma marcação em verde. Ao me deparar com isso... fiquei sem saber o que fazer. Tentei copiar apenas a "marca" desenhando-a no mapa. Mas não deu certo. Fiquei intrigada... 

Foi quando que... por acidente, descobri a resposta para o enigma! Uma amiga de trabalho me perguntou sobre um serviço... e por acaso fechei o DS sem desligá-lo para falar com ela. Quando abri o DS para retomar a jogatina...a mágica! A "marcação" havia sido copiada... era esse o procedimento! Por isso que o mapa estava ao contrário na tela superior... pois era para ser "pressionado" contra o "nosso" na tela inferior...

 AI QUE BURRA... DÁ ZERO PRA ELA!!!!

 @_@ [2]

Confesso que "n00bei" legal nesse trecho do game. Mas é que como sou uma novata no DS, ainda não estou familiarizada com esse tipo de interatividade do portátil. E por falar nisso, tenho que falar uma coisa para vocês aqui... Phantom Hourglass... é um game cheio desses "presentinhos." Você tem que assoprar no mic  para fazer moinhos girarem... falar com pessoas ... "gritar" com inimigos para derrotá-los... sem falar das anotações que a todo momento são necessárias para avançar na estória do game. A Nintendo é demais, não é!? Sempre explorando ao máximo os recursos interativos dos seus consoles...e sempre com criatividade!

Pois é. Depois de ter "chapado" "mapa com mapa", agora a missão era usar o guindaste [que se consegue na Cannon Island ...com o tiozinho que fabrica partes de navio]... para resgatar a Sun Key! É só ir ao ponto marcado...e descer o gindaste. Pronto, no fundo do mar ...está o baú da Sun Key!

 @_@ [232463746]

E de posse do artefato... agora devemos levar Link rumo ao Temple of Courage... em Molida Island!  Para entrar no templo, mais um enigma. Mas é super fácil: coloque as estátuas viradas para o portão de entrada. Elas emitirão uma luz azul que abrirá a passagem para Link entrar...

Já dentro do Temple of Courage, desliguei o DS. Back to work!

______________________________

Tá, vamos mudar de assunto. Vocês devem saber que a Tia Love.is.a.tragedY está  acompanhando de perto a pendenga judicial entre Sony e GeoHot, certo? E dia desses, estava conversando com amigos muito inteligentes a respeito do assunto... porque tipo... eu não sei  quase nada sobre a parte técnica do que o hacker George Hotz fez para conseguir destravar o PlayStation 3. E tenho certeza que muita gente também não... 

Um amigo virtual que admiro muito...o G******* M******  ... tem o dom de saber lidar com n00bs [como a tiazona aqui...] e explicam com propriedade sobre assuntos tecnológicos de uma maneira bem acessível para que até o ser mais tapado possa compreender... ele sempre ajuda como consultor técnico [aliás, é a maior autoridade no assunto por mim conhecida...] na comunidade PlayStation 2 do Orkut ...em que participo [não] tão ativamente. Enfim, querem saber o porquê de eu estar fazendo tanta "sala" nesse parágrafo?


Eu sei que querem. Então lá vai...  é que vou transcrever abaixo uma explicação primorosa que o G** me deu para que eu pudesse finalmente entender qual foi a "treta "que o GeoHot bolou para destravar o PS3. Eu sei que o assunto já deve estar mais que batido, mas não deixa de ser interessante e importante para a nação n00b que povoa esse mundão virtual dos Deuses...

Então, se você... meu nobre padawan... leu milhares de textos pela net e não entendeu nada sobre o destravamentdo do PlayStation 3...seus problemas acabaram! G** explica! [ E não complica!] Segue abaixo o texto revelador que vai iluminar sua vida e impedir que você seja motivo de zoação nos foruns do UOL/Orkut da vida:

"C***, sobre o PS3, aquele link que o P**** havia postado logo em seguida já explica de forma bem razoável. O que o Kakaroto disse em suma, é que essa nova atualização de segurança vai dar bem mais trabalho de ser quebrada. Mas talvez ele tenha dito isso já pensando em uma valorização futura, já que quando conseguirem quebrar a barreira (e eles a VÃO QUEBRAR não tenha dúvidas) poderão dizer "... conseguimos de novo, hello Sony!".

A segurança do PS3 é baseada em combinação de hardware + software, mais software do que hardware. As proteções são dispostas em vários níveis em todos os dispositivos (HD, BD, interfaces etc. Isso é chamado Hypervision e significa que se quer quebrá-la terá de passar por todos os níveis. Você não tem acesso a um nível isoladamente, precisa de ter todos em mãos.

O PS3 ficou tanto tempo incólume a hacks porque todos estavam concentrados nesse Hypervision. Somente soluções hardware+software poderiam dar acesso ao sistema. O Exploit do GeoHotz que explorava a possibilidade de rodar um O.S alternativo ao Linux, tecnicamente poderia prover uma porta de entrada, mas limitada. Mesmo assim, a Sony decidiou fazer o que fez (tirou a possibilidade do Other OS).

O que poucos contavam é que alguém esquecesse essa coisa de Hypervision e que por meio de alguma maneira conseguisse entrar no modo Debug do PS3. Modo Debug é algo comum em todo aparelho eletrônico moderno, sua TV o tem, seu aparelho de som o tem, seu o Wii tem. É o "modo de serviço", serve para que técnicos tenham acesso a funções de ajuste do aparelho. É usado nas fábricas para os ajustes gerais e também nas oficinas autorizadas, para serviços de reparo. Alguém teve a brilhante idéia de explorar o modo debug para rodar algum aplicativo no PS3, sem ter de passar por sistemas de segurança.

Mas isso foi apenas a ponta do iceberg. As recentes descobertas envolveram o uso da "Master Key". Com a chave mestra em mãos, você pode criar software não-assinado pela Sony e rodar no PS3. Pelo fato do PS3 pensar que o software é genuíno, não importa mais o "Hypervision", pois pra ele, o software é autêntico e toda a cadeia de proteção é liberada. Então, uma vez passado por cima de toda segurança, foi possível criar uma Custom Firmware (CFW), que consiste em usar uma firmware oficial, hackeá-la e recolocá-la no PS3, no lugar da firmware original.

Note que Debug Mode e CFW são dois métodos diferentes. Um é baseado em hardware+software e outro é apenas software. Mas em ambos os casos, atualizações de software feitas pela Sony podem fechar algumas portas. E os hackers descobrem outras portas, e daí é a guerra que você está vendo. E nessas batalhas estão sendo feridas pessoas alheias a isso, praxe em toda guerra.

Por mais intrincado que seja a atualização de segurança que a Sony venha a criar, será apenas via software. Pode demorar pra ser quebrada, mas ela será. A cerne do sistema de proteção não mudará substancialmente, enquanto estivermos a falar de software apenas. Um sistema realmente eficaz virá quando novas versões de PS3 vierem ao mercado, com soluções de segurança envolvendo hardware e não apenas software. Em um video game, diferente de um PC, não dá para simplesmente modificar tudo em nome da segurança, porque é preciso manter a compatibilidade com os softwares já existentes (os jogos) e os acessórios. Isso pelo menos em teoria, não sei se a Sony pensa dessa forma."

E é isso aí, rapaziada. Se mesmo com essa "senhora aula" de "Aprenda sobre a segurança do PlayStation 3 em sete parágrafos" [por G**] você ainda não conseguiu entender bulhufas a respeito do assunto... só posso dizer pra você... se internar. Ou voltar para o MOBRAL!

Aliás, um doce para quem dizer nos comentários o que é isso. [E não vale  usar o método "Google"]!

8 comentários:

  1. Uia, citaram meu nome ai.

    "MOBRAL" não é a sigla para Movimento Brasileiro de Alfabetização?

    ResponderExcluir
  2. Mobral era como chamavam os n00bs antes da internet. Acertei, tia?

    ResponderExcluir
  3. Apenas uma pequena correção (na verdade o erro foi do autor original):

    É Hypervisor ao invés de Hipervision.

    Hypervision nem o Super Homem tem...XD.

    ResponderExcluir
  4. Wal,

    Errou feio. Mas a definição também se aplica !!! Rsrsrs!


    Pedroca,

    Acertou! Mas...cê não usou o Google não, né!? :p


    Gil,

    Eu nunca ia saber que estava errado! Você não corrigiu!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Eu não fui nem citado... Me vingarei... Aguardem!!

    ResponderExcluir
  6. Fui eu quem corrigiu o Gill, sou bom?

    Mas alguém sabe das férias do tio Geo por estas bandas terceiro-mundistas?

    Btw, chupem outros sites! Aqui a informação é de responsa, seus noob mobral. :P

    ResponderExcluir
  7. X,


    Postei um texto em Março onde o assunto central era justamente essas "férias" do GeoHot. Você não leu?

    Não está acompanhando o "Diário..." !!!


    Grrrr!

    E, ah! Obrigada pelo elogio ao blog... tudo o que faço aqui é para o bem geral da nação gamer brasileira! É apenas o meu dever! Rsrsrs!


    Beijo!

    ResponderExcluir