quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sony: Informações dos Cartões de Crédito são encriptadas [PSN FAIL NEWS + INFO]

Oi pessoal, 

Mais "news" sobre esse lance sinistro da invasão hacker na PSN. A Sony finalmente está dando a "cara a tapa" e liberando informações para colocar seus clientes a par de tudo o que está acontecendo...e do que pode acontecer.

Novas respostas  foram adicionadas ao FAQ do blog PlayStation.    contendo  informação importante. A empresa japonesa declara no blog que " está certa de que restaurará as operações da rede apenas quando tiver certeza que ela é segura".

Parte desse processo de restauração da segurança da PSN passará...adivinhem... por um novo firmware. A respeito disso a Sony diz que "está trabalhando em uma nova atualização de sistema que vai exigir que todos os usuários troquem suas senhas uma vez a PSN restaurada." E que novas informações sobre essa tal atualização serão divulgadas "muito em  breve".

Mas afinal, e sobre os responsáveis por essa baderna toda? Para eles, punição...certo!? E parece que a coisa vai ser feia. Pois segundo a própria Sony, que está perseguindo  "agressivamente" os culpados .... 'uma investigação contínua da situação  tem sido realizada em conjunto com uma "empresa de segurança tecnológica reconhecida"  e a Polícia para identificar os responsáveis por tal ato criminoso não importando o lugar do mundo onde eles se encontrem."

SI-NIS-TRO, ein!? Bom, parece que  a Sony finalmente acordou do torpor em que se envolveu com essa invasão hacker em sua rede e está mostrando sinais de reação. E a respeito do suposto roubo de dados de cartão de crédito, a empresa também está fialmente dando informações mais detalhadas sobre o ocorrido.


Ainda segundo o FAQ, tal informação é protegida. Apesar de informação pessoal de milhões de usuários ter sido acessada através da invasão... a Sony diz que não existem evidências de que as informações de crédito tenham sido acessadas. Apesar de que não pode "descartar essa possibilidade". 

Por fim ela confirma que os dados de cartão de crédito na PSN são encriptados. "Toda a informação era protegida.  Toda a informação sobre cartão de crédito era encriptada e não temos evidência de que isso foi roubado. A informação pessoal [como ID, endereço residencial, data de aniversário...etc], que está separada em outro set  de armazenamento  não era encriptada, mas era protegida por um sistema sofisticado de segurança que foi atingido pelo ataque."

 Bom, e no caso dos hackers terem roubado informação de crédito... uma boa notícia. Eles não tiveram acesso ao código de segurança dos cartões de crédito dos usuários. " Tenham em mente que o código de segurança do cartão de crédito não pode ser acessado pois nós nunca pedimos isso de ninguém para acessar a PSN ou o Qriocity, e não o armazenamos em nosso sistema..." diz a Sony. 

Finalmente informação mais consistente. Finalmente esclarecimentos.  Empresas ao longo da história sofreram duros golpes com baixas desse tipo. Tanto Microsoft [com as famosas 3RL] quanto Apple [com os erros de projeto do Iphone 4] tiveram seus pesadelos pessoais com falhas em seus produtos e serviços recentemente. Mas tomaram atitudes para contornar a situação e seus produtos continuam fortes no mercado. A Sony deve agir, "contratacar". Ir à televisão... divulgar na internet... enfrentar o problema com franqueza e propagandear e que está trabalhando duro  para que a PSN volte e se torne a rede MAIS segura de jogatinas online da história. E que isso seja uma realidade. Informando os usuários com clareza e realizando as estratégias certas, a Sony tem tudo para se recuperar do seu tombo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário