segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mini Análise: Dance Central!

Oi pessoal,

Saudades, ein! Dias de muita correria, fim de semana SUPER agitado... com direito a almoço domingueiro com amigos, jogatinas de Wii...  e aniversário da minha amiga de noite... festival de sushi... com muito saquê... espumante, vinho chileno...e Xbox 360... com kinect! Jogamos Dance Central! 


*_*

O game da Harmonix para o Xbox360 foi recebido com entusiasmo durante sua primeira aparição na E3 do ano passado. E confesso que a Tiazona que vos escreve ficou muito interessada pela sua proposta desde o seu anúncio [afinal, gosto de dançar!]. A premissa de Dance Central é a de elevar o nível de experiência gamer do gênero através das vantagens oferecidas pelo Kinect. Será que o studio atingiu seu objetivo? Continuem lendo o texto para descobrir...

Dance Central oferece um cardápio variado de músicas pop para o gamer balançar o esqueleto. Literalmente. Sim, você vai ter que se movimentar MUITO para acompanhar o ritmo frenético das coreografias apresentadas nas músicas.  E digo isso porque aqui reside o maior trunfo de Dance Central: a criatividade "coreográfica" do game chega algumas vezes a extremos dignos de serem executados por dançarinos profissionais. 


Movimentos de cabeça, braços, pernas, cintura, pulos... um por vez [ mas na maioria das vezes é tudo ao mesmo tempo mesmo...rsrs!] se sincronizam para impulsionar o gamer [aspirante a dançarino da Madonna] a reproduzí-los ao  ritmo da música executada. E em um nível de fidelidade na captação dos movimentos que chega a impressionar em alguns momentos. Nesse aspecto, Dance Central realmente demonstra com dignidade o poder do Kinect. E realmente eleva a experiência no gênero.

Agora, se você pensa que o game é fácil... bom, sobre isso temos que considerar algumas coisas....

A primeira... o quanto você tem em aptidão para dança. Afinal, Dance Central contém verdadeiras coreografias de dança profissional em algumas de suas músicas [gente, o que é aquilo em  "Poker Face" da Lady Gaga!!!?!??!]. Se você é um nerd travadão que nunca foi a uma matinê... é melhor começar a reconsiderar a compra do game. Dance Central é extremamente interessante nesse ponto. Os movimentos são muito criativos e variados... tornando o game muito singular dentro de seu gênero... e que talvez  por isso se  torne pedra angular para produções mais ousadas e diversificadas.  Dance Central não poupará seus músculos nem um segundo sequer!

E a segunda, bem... essa é óbvia. Dance Central não é um game para pessoas envergonhadas. Você deve encorporar [do cabelo ao pé] a Cristina Aguilera que há escondida nos recônditos da sua alma para jogar o game satisfatóriamente. E aí talvez resida o seu maior problema... pois a grande massa mundial  gamer é composta por nerds envergonhadinhos que não tem coragem de ensaiar um singelo "1-2-3" com os pés para uma trivial valsa! Imgina ter que dançar a música abaixo:


Pois é. E se pensar bem, os pobres nerds não são os únicos envergonhados em tal situação. "Ordinary people" em geral ficam acanhadas em ter que dançar desse modo na frente de outras... seja em uma sala de estar... ou até mesmo em uma boate! Essa dificuldade elevada do game em alguns momentos pode frustrar os novatos no mundo da dança gamer...



Mas se você não tem problemas com vergonha...e nem com "dança hardcore"...  então Dance Central é o seu game. A interface do game é amigável e a mecânica de gamplay extremanente agradável. Diferentemente dos games gênero... em que "errar" significa "perder" e interferências durante a execução da música... em Dance Central isso não existe. Pelo menos da maneira que conhecemos. O game possui um sistema interessante para demonstrar isso ao jogador. Linhas verdes e vermelhas  circundam a silhueta do corpo com círculos  para indicar os acertos e erros do dançarino. E tudo isso em tempo real. Siga os passos do seu treinador...e pronto! Você é  um novo astro da dança!

Entretanto, é de se dizer aqui que apesar de toda a sua simplicidade, Dance Central ainda peca em alguns aspectos no que concerne à sua interface de menus. Apesar de tudo ser ativado com o simples movimentos de mãos... percebi uma sensibilidade "exagerada" em tal ponto... pois a navegação de menus se faz com movimentos da mão tanto na horizontal quanto na vertical... e se você mover um pouco sua mão para cima ou para baixo enquanto confirmamos uma seleção nos menus, pode acabar selecionando uma música indesejada [afinal o movimento vertical é o que "navega" entre as músicas...].


Ainda, Dance Cental peca em termos de conteúdo. Não propriamente na quantidade de músicas [são trinta...o que já é suficiente para muitas jogatinas...]. Mas sim em modos de game...etc. O modo "perform it" é o que mais se aproxima de um modo "carreira" no game.  Sua classificação se faz através de estrelas que são recebidas após o término de sua performance em cada música. Começa-se sempre no Easy... e se atingir acima de três estrelas [e no máximo cinco]...os níveis "Medium" e" Hard" são liberados. Um add on bem legal é que dentro do modo "perform it"  pode-se ativar a opção "work out"... que calcula a média de calorias queimadas por sessão de dança.

Além disso, existe apenas um modo de treino [ break it down...] muito esquisito, em que você tem  um limite de tentativas para acertas as sequências de movimentos [particularmente achei isso uma bola fora da Harmonix] e o multiplayer. Que também é bem simples. A pobreza de modos em Dance Central chega a intrigar. Por que será que a produtora Harmonix foi tão econômica em um ponto tão vital para a vida útil do game? Arrisco um palpite: o game foi realizado visando um público extremamente causal... que não se importaria com toneladas de conteúdo diversificado para Dance Central....


O que realmente é uma pena, pois Dance Central chamou atenção também do público hardcore musical que procura novas experiências e que resolveu comprar o Kinect. Dessa forma, o game não consegue agradar plenamente tal público. Da próxima vez, vê se capricha mais, Harmonix!

De qualquer forma, Dance Central certamente é a estrela da primeira geração de games para o Kinect. Apesar de seus defeitos, é um título que impressiona... e mesmo a despeito de sua economia em opções de gameplay... transparece um tempo de vida útil indefinido po conta de seu fator diversão ser muito elevado. A sofisticação na captação de movimentos e diversificação na abrangência de estilos de dança fazem de Dance Central título obrigatório para os donos de Xbox360 que possuem o Kinect.

______________________

Então é isso pessoal. Eu curti muito Dance Central.  Pra finalizar essa mini análise deixo vocês com a música que considerei  a coreografia mais bizarra do track  list  do game:


TCHAUUBJOMELIGAFUIIII!

2 comentários:

  1. Repito: esse jogo é muito homoafetivo. :P

    ResponderExcluir
  2. Que nada, X! Dance Central é pra quem não tem medo de soltar a franga! Huhuh!

    ResponderExcluir