quarta-feira, 27 de abril de 2011

[FAIL NEWS] PSN é invadida por HACKERS!

Oi pessoal, 


Feriadão rolou... e também muito trabalho desde segunda-feira! Sem muito tempo para os games, mas acompanhando as coisas sinistra que estão rolando net afora. Essa parada da PSN realmente é algo SI-NIS-TRO! E mais ainda foi o desbanimento temporário dos Xbox360 pirateiros na Live! Desde semana passada que não conecto à PSN, e a princípio pensando que a situação era corriqueira [afinal a Sony de vez em quando faz manutenções e suspende o serviço por algumas horas...] nem me preocupei...

O tempo foi passando, e nada do serviço voltar. As pessoas começaram a desconfiar de que algo estava errado. Rumores diziam nas bocas-do-inferno que a rede  PlayStation havia sofrido um ataque hacker. O grupo "Anonymous" se manifestou logo negando a possível autoria. Enfim, a verdade veio à tona: 

A PSN sofreu mesmo um ataque hacker. E parece que de proporções épicas. Dia 26 a Sony se manisfestou oficialmente no blog oficial de seus produtos da linha PlayStation    relatando que entre os dias 17 e 19 de Abril houve uma invasão hacker em que o [s] indivíduo [s] que a realizou [aram] tiveram acesso a informação confidencial de todos os usuários. Dados como endereço residencial, data de nascimento,  e-mail, CEP, data de início de registro à rede, ID, senhas de login, respostas de pergunta para troca de senha, histórico de compras, números de cartão de crédito..etc, TODOS esses dados estavam passíveis de acesso aos invasores!

Sério, fiquei com medo dessa m@&¨$ toda aí. Já troquei minhas senhas de mail linkados aos meus IDs da PSN. Vou já trocar as perguntas para troca de senha. Pesquisando a respeito de como "a coisa começou " descobri que reza uma lenda que hackers desenvolveram um firmware "custom" que permitiu que  PS3 hackeados pudessem voltar a acessar a PSN. E mais: esse tal firmware custom estaria associado a uma ferramenta "Rebug" que permitiria o acesso ao modo "developer" da PSN. Tal modo abriria as portas para "features" que não são permitidas aos pobres mortais usuários médios da rede  PlayStation. Coisas como download ilimitados de DLCs, games, informação pessoal...etc... tudo foi escancarado para os... hackers.

Uma outra lenda diz que a coisa foi pior: um ataque em massa à PSN teriam danificado seus servidores. O método seria similar aos utilizados pelo grupo Anonymous em retaliação às  operadoras de créditos que  cortaram relações com o polêmico Wikileaks: o DDos, através de um programinha infame [usado pelo grupo Anonymous] chamado  LOIC!

A Sony não detalhou até agora mais informações sobre o que aconteceu. Mas um futuro negro começa a se desenhar no "ar" para a gigante eletrônica. Já começam a surgir os primeiros boatos de fraudes em cartão de crédito oriundas de tal ataque. E o negócio não para por aí: as primeiras ações legais também!

E analistas estão prevendo um prejúizo financeiro inominável para os cofres da Sony. Segundo o Industrygamers ...o Ponemon [Pokemon!?] Institute relata uma projeção de cerca de 24 BILHÕES de U$!!!! Josh Shaul [funcionário da Application Security Inc. empresa de segurança estabelecida em New York] diz, a respeito do ataque à PSN que o mesmo "é uma das piores invasões que eles já viram em anos".
 __________________________

Esse está sendo o maior FAIL da geração atual de consoles. A PSN se demonstrou frágil e a Sony com sua inércia e demora em agir e informar os usuários de sua rede transpareceu uma grande inexperiência frente a esse tipo de adversidade.  Fico imaginando o que ainda pode acontecer. Pois sim, o balacoblaco ainda não acabou... 

P.S. A Sony já até fez um "FAQ" sobre o assunto. Acessem e tirem suas possíveis dúvidas.

3 comentários:

  1. Lembrando que brasileiros só devem se preocupar com o nº de cartão e mais nada, já que o endereço é falso...

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que era 24 milhões... Bilhões é viagem na maionesse...

    ResponderExcluir
  3. Sobre as duas teorias do ataque:

    A primeira é uma submersão total na maionese.

    A segunda faz sentido, principalmente a parte que fala sobre o acesso às contas de administradores de sistema. Uma vez tendo acesso à essas contas, tem-se acesso a dados importantes dos clientes da PSN.

    Mas levando em conta que o forte da PSN é na Europa e USA, não creio que brasileiros devam temer algo. Se esses dados todos estiverem em outras mãos, os usuários preferidos certamente não serão brasileiros.

    ResponderExcluir